Concelho

Aquilaris organiza colóquio de valorização da Capela de Nossa Senhora de Fátima em Coruche a 22 de outubro

A Aquilaris, Associação de Defesa do Património do concelho de Aguiar da Beira, irá realizar um colóquio sob o tema “A Devoção a Nossa Senhora de Fátima em Portugal e no Mundo: o Caso Particular da Capela de Coruche em Aguiar da Beira“. O evento irá realizar-se em Coruche, no próximo dia 22 de outubro, e conta com o apoio e participação da Reitoria do Santuário de Fátima, da Diocese de Viseu, da Paróquia de Coruche, do Município de Aguiar da Beira e da União de Freguesias de Aguiar da Beira e Coruche.

A atividade, que se insere no Centenário das Aparições de Fátima, terá como objetivo a valorização da Capela de Nossa Senhora de Fátima em Coruche, a primeira a ser construída em Portugal Continental depois do surgimento da capelinha das Aparições na Cova da Iria, entre 1926 e 1928.

O programa irá contar com um painel de oradores que abordarão o tema a partir de diferentes perspetivas. Ricardo Guerra, sócio fundador da Aquilaris, irá falar acerca do início do culto a Nossa Senhora de Fátima em Coruche e apresentar uma proposta para a classificação da Capela. Fátima Eusébio, do Departamento de Bens Culturais da Diocese de Viseu, falará sobre a devoção a nossa senhora de Fátima na diocese e o Padre Vítor Manuel Coutinho, Coordenador Geral do Centenário das Aparições de Fátima, falará sobre as comemorações do centenário.

A Aquilaris foi fundada em 26 de janeiro de 2015 e realizou até ao momento três grandes atividades: em 28 de novembro de 2015 uma ação de conservação e valorização dos dólmenes II, III e IV de Carapito; em 15 de maio de 2016 uma rota das fontes de Dornelas e em 13 de novembro de 2016 abordou o tema do Romano em conversas com história em Penaverde.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *