Carapito

Dólmenes II, III e IV de Carapito foram alvo de limpeza e conservação

A associação de defesa do património de Aguiar da Beira – Aquilaris, levou hoje a cabo uma ação de conservação e valorização dos dólmenes II, III e IV de Carapito, num evento inédito.

Dólmen_1

O dia de hoje foi dedicado ao património em Carapito. Bem cedo, um grupo de interessados no património, na sua recuperação e valorização, juntaram-se na Praça para participarem no primeiro evento organizado pela associação Aquilaris, cujo objetivo foi a conservação e valorização de três dos quatro dólmenes de Carapito.

O dia começou com uma caminhada até ao Dólmen Nº 1, onde os Foralitos e todos os outros participantes tiveram a oportunidade de ficar a conhecer um pouco mais acerca dos dólmenes.

Seguiram depois para o Dólmen Nº 2, do tipo mamoa, onde foi exigida uma limpeza extensiva, dada a quantidade de mato que o circundava e cobria. Aquilo que no início parecia ser algo de pouco interessante, acabou por se revelar um dólmen tanto ou mais interessante que o Dólmen Nº 1.

Dólmen_2

Após o almoço no local e animados pelo resultado da recuperação do Dólmen Nº 2, os participantes deslocaram-se depois para o Dólmen Nº 3, também ele uma mamoa relativamente bem preservada, a pouco mais de 100 metros. Igualmente, este foi alvo de uma limpeza a fundo, o que o deixou agora com um aspeto mais apelativo.

Dólmen_3

Não resignados com o trabalho até aqui feito, decidiram ainda deslocar-se ao Dólmen Nº 4, na outra ponta da freguesia, onde muitos tiveram a oportunidade de o visitar pela primeira vez. Sendo também ele uma mamoa, isto é, estando todo coberto de terra, demonstrou igual interesse e após as explicações dadas ao longo do dia, todos ficaram convencidos de que valeria a pena preservar e promover este importante património.

Dólmen_4

O dia de trabalho terminou com uma palestra na Junta de Freguesia, onde o arqueólogo Pedro Sobral falou um pouco mais acerca dos dolmenes e mostrou também outros exemplos que foram já alvo de recuperação, mas também dos vários desenhos e pinturas que podem ser encontrados nestes monumentos.

Pedro_Sobral

Para a Junta de Freguesia e o Clube Cultural e Recreativo, que colaboraram na ação, esta foi sem dúvida uma ótima iniciativa e que foi apenas um ponto de partida para muito mais que se pode fazer e que foi discutido no sentido de ser mesmo feito.

Agora que temos este importante património bem mais visível à vista de todos, visitem e divulguem.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *