Concelho

Rota das fontes em Dornelas juntou mais de uma centena de participantes

Rota_Dornelas1

A associação Aquilaris organizou ontem a sua segunda atividade, desta vez na freguesia de Dornelas. A água foi o tema principal e foram mais de uma centena os participantes na atividade.

Possuindo esta freguesia um vasto número de fontes e chafarizes, a rota iniciou junto à Capela de Santa Luzia, percorrendo todas as fontes e chafarizes da aldeia, onde em cada uma delas havia uma representação, ou com casais de namorados, ou com uma senhora a ir buscar água com o cântaro.

Rota_Dornelas2

Quem acompanhou o percurso de ponta a ponta foi o Rancho Folclórico de Dornelas, que tornou a visita muito mais animada.

Também não faltou a contextualização do tema, a história e as histórias em torno da água e das fontes, que os professores Carlos Paixão e Cristina Maltez fizeram questão de transmitir a todos os presentes.

Percorrida a aldeia de Dornelas, os participantes deslocaram-se depois para Colherinhas, onde também foram visitadas as fontes e chafarizes desta aldeia.

A rota terminou na Associação de Melhoramentos de Colherinhas, onde um lanche preparado pela junta de freguesia esperava por todos os participantes.

Se a primeira atividade da Associação em Carapito tinha já sido um enorme sucesso, esta segunda atividade manteve a mesma linha e permitiu descobrir mais um importante património do concelho, nem sempre valorizado.

Aquilaris, Junta de Freguesia e Rancho Folclórico de Dornelas estão todos de parabéns pelo trabalho feito em conjunto para o sucesso desta atividade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *