Concelho

Penaverde voltou ao Romano por um dia

Conversas com História” foi o tema do evento que teve lugar neste domingo em Penaverde.

penaverde1

A associação Aquilaris promoveu neste domingo mais uma iniciativa de valorização e divulgação do património, desta vez em Penaverde.

O evento teve na abertura Ricardo Guerra, sócio fundador da Aquilaris, Armindo Florêncio, Presidente da Junta de Freguesia de Penaverde e Joaquim Bonifácio, Presidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira, que se congratularam pela oportunidade e interesse do evento que veio valorizar um património da freguesia de Penaverde, na sua maioria desconhecido de grande parte da população local.

Como orador convidado e especialista na época do Romano, o professor Pedro Cardoso de Carvalho, do Departamento de História, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, veio trazer algumas das suas ideias e interpretações para a importância do Penaverde romano. Uma das ideias que apresentou foi a de que Penaverde estaria na interseção de três concelhos da época romana, ao mesmo tempo que estaria próximo de uma estrada romana. Alguns dos achados na freguesia têm ajudado à clarificação de ideias, mas, ainda assim, é necessário fazer uma investigação mais aprofundada.

Após uma palestra que cativou todo o público presente, foi realizada uma visita a alguns dos principais sítios de interesse da aldeia, onde podem ser encontrados vestígios da época romana. A visita teve a coordenação do Dr. Pedro Sobral, da EON, Indústrias Criativas, Lda e do professor Pedro Carvalho.

penaverde2

Outro dos pontos de atração do evento foi a presença da edícula romana, que, passados 82 anos da sua descoberta em Penaverde, voltou temporariamente à freguesia para poder ser vista por todos.

penaverde3

Após a visita, todos os participantes puderam conviver junto a uma farta mesa que a junta de freguesia local fez questão de preparar e onde não faltaram os melhores produtos locais, mas também o caldo verde, a jeropiga e as castanhas assadas. Para terminar a tarde em festa atuou ainda o grupo de concertinas Clave de Sol, que animou o salão da freguesia.

A organização do evento foi uma parceria entre a associação Aquilaris, Junta de Freguesia de Penaverde, EON, Indústrias Criativas, Lda e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, contando ainda com o apoio do Município de Aguiar da Beira e da Coleção Arqueológica José Coelho do Município de Viseu.

Esta foi a terceira atividade da Aquilaris no concelho depois das atividades em Carapito e Dornelas no último e já neste ano, respetivamente.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *