Ciência e Tecnologia

Esta quinta-feira à noite olhe para o céu e pode assistir a uma chuva de Perseidas

Chuva de estrelas pode ser vista na sua máxima intensidade a partir das 21h30 desta quinta-feira.

Uma bola de fogo Perseida. Crédito & Copyright: Dandan Huang

A famosa chuva de meteoros das Perseidas ocorre este ano entre 17 de Julho e 24 de Agosto, com o pico a 12 de Agosto entre as 20h00 e as 23h00. Com uma taxa prevista de 110 meteoros por hora, em condições de observação perfeitas, a melhor ocasião para as observar a olho nu em Portugal é a partir das 21h30.

As Perseidas são a chuva de meteoros mais impressionante e popular do ano, por terem uma alta taxa de meteoros e ocorrerem todos os anos no Verão (no hemisfério norte). São provocadas pela passagem da Terra pelos fragmentos do cometa Swift-Tuttle, que foram deixados para trás aquando a sua passagem. A órbita deste cometa tem um período de 133 anos e a última vez que entrou no sistema solar interno foi em 1992. O ponto de onde parecem sair os traços destas estrelas cadentes está localizado na constelação do Perseu, de onde retiram o nome.

A intensidade das Perseidas varia todos os anos, em parte devido às condições lunares. Se estiver uma lua cheia brilhante acima do horizonte durante a noite de actividade máxima a exibição será reduzida, pois a maioria dos meteoros são ténues e o luar dificultará a sua visualização. Felizmente, em 2021 o instante da fase da Lua Nova ocorreu no dia 8 de Agosto, o que proporcionará excelentes condições para a observação da chuva de meteoros das Perseidas nesta noite de 12 de Agosto e madrugada de 13 de Agosto.

Uma bola de fogo Perseida. Crédito & Copyright: Dandan Huang

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *