Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões arrecadou o galardão principal num evento em que vários municípios e técnicos habilitados do território estiveram em destaque.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões destacou-se entre os vencedores da primeira edição dos “Prémios BUPi”, entregues no dia 26 de Abril, na Batalha. Estes prémios distinguem publicamente as entidades que mais se destacaram e contribuíram em 2022 para o sucesso do projeto BUPi – Balcão Único do Prédio.
O júri contemplou a CIM Viseu Dão Lafões com o galardão principal da iniciativa, o “Grande Prémio BUPi”. Este prémio distingue a Entidade “que mais se destacou de forma transversal nas várias dimensões do projeto durante o ano”. A juntar a este prémio, a CIM arrecadou ainda o prémio “Ambiente”, assim como duas menções honrosas nas categorias “Inovação” e “Proximidade”.
A nível de Municípios, a região esteve também em destaque, com Viseu a conquistar o 2.º prémio na categoria “Produtividade”, enquanto Tondela arrecadou o 3.º prémio. Na categoria “Cidadão Primeiro”, Viseu Dão Lafões viu Oliveira de Frades receber o 1.º prémio, enquanto Sátão arrecadou o 3.º prémio na mesma categoria.
No que concerne a Técnicos Habilitados, na categoria “Produtividade”, Fábio Santos, de Oliveira de Frades, destacou-se ao conquistar o 1.º prémio, tendo Pedro Figueiredo, de Vouzela, recebido o 2.º prémio.
A entrega dos prémios aconteceu no contexto do encontro anual BUPi 2023.
O BUPi – Balcão Único do Prédio é uma plataforma eletrónica dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos que, aliada a uma rede de balcões de proximidade, permite a identificação das propriedades de forma simples e gratuita.
Desde Junho de 2021 que estão em funcionamento Balcões Únicos do Prédio nos 14 municípios associados da CIM Viseu Dão Lafões. Além destes, foram ativados 18 balcões de atendimento itinerante BUPi, compostos por equipas móveis de cadastro que percorrem todo o território da CIM, freguesia a freguesia.
Para Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, “foi com enorme satisfação que recebemos estes nove prémios. Estas conquistas são sempre bem-vindas, na medida em que refletem a seriedade e o sentido de missão com que a CIM encara todos os projetos em que está envolvida. O nosso compromisso passa por continuar a trabalhar de forma a criar valor para o nosso território”.
O Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, considera que “este prémio é um reconhecimento justo do grande empenho que a CIM Viseu Dão Lafões colocou, desde o primeiro momento, na implementação deste projeto no seu território”.
“O BUPi é um instrumento valioso de mapeamento, planeamento e ordenamento do espaço rural que colocámos ao serviço da população e que tem alcançado excelentes resultados. Aproveito a ocasião para felicitar os municípios e os técnicos municipais premiados, sabendo que estes prémios são resultado de um esforço das equipas dos 14 municípios e que premeia a estratégia conjunta que definimos para a implementação deste importante projeto para o nosso território”, acrescenta Nuno Martinho.