A iniciativa encontra-se a percorrer as bibliotecas municipais do território desde Março.
A Exposição Itinerante “Economia Europeia”, promovida pelo EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, encontra-se a percorrer as bibliotecas dos municípios da região. A iniciativa prossegue o sucesso da edição anterior, apresentando-se, este ano, com painéis e temas de reflexão renovados, tendo como base a situação atual da União Europeia.
Em itinerância pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões (RIBVDL), esta iniciativa que permanece um mês em cada um dos municípios que irá visitar na região, marca agora presença em Santa Comba Dão, onde ontem, dia 27 de Abril, Marta Dias, docente da Universidade de Aveiro, realizou uma apresentação sobre a exposição e a importância de dar voz aos jovens sobre os mais variados temas europeus, numa iniciativa destinada a alunos da Escola Secundária de Santa Comba Dão.
Os 14 painéis que compõem a exposição deste ano foram desenvolvidos pelos alunos do 3.º ano da Licenciatura em Economia da Universidade de Aveiro e constituem um roteiro que dá voz aos sentimentos e preocupações dos jovens, abordando temas atuais de grande relevância para a cidadania europeia.
Em concreto, a exposição aborda os temas “Bitcoin”, “Cooperação Europa-Índia”, “Corrida para a UE com menos Obstáculos”, “Dependência Energética da UE Face à Rússia”, “Está o Digital a ser um Novo Caminho para a Discriminação?”, “Guerra da Desinformação”, “Guerra Testa a Economia da Europa”, “Só Nós Podemos Ser Livres”, “Para Uma Europa Mais Verde”, “Preços Altos Sufocam Economia Europeia Entre Receios de Estagflação”, “A Batalha Pelo Combustível”, “O Plano Marshall”, “Transformação Digital na União Europeia” e “Verbas de Apoio ao Brexit”.
Após a sua permanência em Santa Comba Dão, esta exposição segue a sua itinerância rumo a Vouzela, Oliveira de Frades, Nelas, Mangualde e Penalva do Castelo.
Para Leonel Gouveia, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, “a Europa é de todos, nesta medida é importante que as populações do interior sintam uma proximidade cada vez maior em relação aos grandes temas europeus, bem como ao processo de construção europeu. Isto só é possível fazendo chegar mais e melhor informação às pessoas. Este tipo iniciativas, promovidas pelo EUROPE DIRECT, vêm contribuir, de forma decisiva, para que as populações desenvolvam um sentimento de pertença relativamente à União Europeia. Assim, é sempre com grande entusiasmo que as acolhemos no nosso território“.
Segundo Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões (Entidade de acolhimento do EUROPE DIRECT), “esta exposição, que fazemos questão que, de novo, realize uma itinerância por todo o território, é uma ferramenta muito eficaz de difusão de conhecimento sobre os grandes temas europeus, em particular junto dos mais jovens. Como sabemos, uma população melhor informada é uma população mais capaz de aproveitar as oportunidades e ultrapassar os desafios que a integração europeia coloca. Em certa medida, com esta iniciativa estamos a fomentar a coesão territorial“.
Já Marta Dias, professora na Universidade de Aveiro, afirmou que “aliar este tipo de iniciativas, como a que realizamos hoje, à exposição, é sempre muito positivo, na medida em que não só estamos a aproximar a Europa às pessoas, mas também estamos a promover uma maior interação com o público. Mais do que marcar presença no território, esta iniciativa transformou-se num momento de diálogo, partilha de conhecimentos e troca de experiências que vem contribuir para fortalecer a integração europeia e enriquecer todos os participantes“.