Aprovado o Orçamento e Plano de Atividades para o exercício económico de 2023.
Esta segunda-feira, 12 de Dezembro, na sessão ordinária da Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, que teve lugar na cidade de São Pedro do Sul, foi aprovado o Orçamento e Plano de Atividades para o exercício económico de 2023. O orçamento ascende a mais de 22,7 milhões de euros.
“A área da Mobilidade e dos Transportes, a exemplo dos exercícios económicos dos anos anteriores, continuará em 2023 a assumir um papel de relevo nas contas desta Entidade Intermunicipal, merecendo destaque o projeto piloto de transporte flexível “Ir Vir”, agora em fase de consolidação em todo o território, assim como o lançamento do concurso publico internacional para aquisição do serviço publico de transporte de passageiros de modo rodoviário na região Viseu Dão Lafões“, referiu a CIM em comunicado.
No que concerne à Proteção Civil Intermunicipal e a Defesa da Floresta, “setor estratégico para a CIM Viseu Dão Lafões“, as brigadas de sapadores florestais darão continuidade aos trabalhos de silvicultura preventiva e manutenção da rede primária a que se associa, também, o trabalho de
Nos domínios do Turismo e da Cultura, “a CIM Viseu Dão Lafões continua fortemente comprometida com a programação cultural em rede, promovendo diversos espetáculos e criações de âmbito artístico e cultural, ao longo de 2023, nos 14 municípios do seu território. Continuará, ainda, a ser executado o plano de ação relativo aos produtos turísticos de base intermunicipal“, acrescentou.
No domínio da Educação, a Comunidade Intermunicipal “continuará a execução do plano de promoção do sucesso educativo nas escolas da região, com vários projetos inovadores, em perfeita articulação com os agrupamentos de escolas e cada um dos municípios“.
Este Orçamento e Plano de atividades, para o ano 2023, contempla também, o início da execução do novo quadro financeiro plurianual, estando o primeiro trimestre do ano marcado pela negociação do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT 2030), entre a CIM Viseu Dão Lafões e as Autoridades de Gestão do PT2030.
De acordo com Presidente da CIM Viseu Dão Lafões,