CIM Viseu Dão Lafões aprova descontos nos Transportes Públicos

© CIMVDL

Na passada terça-feira, dia 13 de Dezembro, em reunião ordinária, o Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões aprovou, por unanimidade, a proposta de redução tarifária a aplicar no ano de 2023, no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART).

Assim, ficou deliberado que a partir de 1 de janeiro de 2023 os preços dos bilhetes simples e pré-comprados terão um desconto de 25% sobre o preço de venda ao público e que os passes sociais, cujos preços se irão manter inalterados, continuarão a contar com um desconto de 35%, também, sobre o preço de venda ao público.

Neste sentido, encontra-se alocada à redução tarifária dos transportes públicos da região uma verba de um milhão e setenta mil euros, sendo 20% suportado pelos municípios da CIM Viseu Dão Lafões, sendo o restante suportado pelo Orçamento de Estado.

Com estas medidas de apoio à redução tarifária, a CIM Viseu Dão Lafões pretende beneficiar todos os utilizadores do sistema de transporte público regional e, assim, contribuir para a redução significativa dos encargos que estes assumem pela utilização destes serviços, fator que, num contexto económico adverso, a Comunidade Intermunicipal considera de extrema relevância.

Segundo o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “é importante assinalar o grande esforço que os catorze municípios fazem, nesta medida em concreto, procurando-se que a mesma tenha um impacto positivo no orçamento familiar dos utentes, contribuindo, ainda, como mais um estímulo à procura dos serviços públicos de transporte de passageiros”.

Recorde-se que o PART é um programa de financiamento das autoridades de transporte para o desenvolvimento de ações que promovam a redução tarifária nos sistemas de transporte público coletivo, bem como o aumento da oferta de serviço e a expansão da rede. Tendo, ainda, como objetivo combater as externalidades negativas associadas à mobilidade, nomeadamente o congestionamento, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o ruído, o consumo de energia e a exclusão social.

A CIM Viseu Dão Lafões integra os municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *