A Conferência Episcopal Portuguesa divulgou ontem, 8 de Maio, as orientações para o regresso das celebrações de culto público católico. Máscara obrigatória e menos fiéis são algumas das novas regras.

Quando as missas regressarem, a 30 de Maio, a máscara será de uso obrigatório e só se pode ser retirada no momento de comungar. Os doentes e elementos de grupos de risco não deverão ir à missa. As igrejas terão que ter cartazes afixados com as regras de segurança e higiene. Os lugares deverão ser marcados de modo a que seja respeitada a obrigatoriedade de apenas estar uma pessoa por cada 4 metros quadrados — implicando isso uma redução na lotação das igrejas. Estas são algumas das regras que constam do documento de nove páginas publicado esta sexta-feira.
A Igreja Católica aconselha ainda a que, sempre que possível, os padres organizem missas no exterior e designem pessoas especificamente para apoiar qualquer participante que se sinta mal durante a celebração. Também fica proibida a distribuição de folhas de cânticos ou guiões para acompanhar as celebrações e não vão circular recipientes para o ofertório — quem quiser contribuir, pode deixar a esmola num recipiente colocado à saída da igreja.
A Conferência Episcopal apresentou 79 orientações que deverão ser postas em prática não só durantes as missas mas também durante outras celebrações e actividades pastorais.
As normas de protecção deverão ser concretizadas em cada Diocese, modificando-as, se for o caso, tendo em conta o que a autoridade de saúde dispuser em cada momento.
O documento, que pode ser consultado AQUI, na íntegra, apresenta orientação para as seguintes situações:
- Antes da Missa
- Durante a Missa
- Depois da Missa
- Outras Celebrações e Actividades Pastorais
- Baptismo de Crianças
- Iniciação Cristã dos Adultos
- Confirmação
- Primeiras Comunhões
- Sacramento da Reconciliação
- Unção dos Enfermos
- Ordenações
- Matrimónio
- Exéquias
- Visitas à Igreja para a Oração ou Adoração do Santíssimo
- Acções Formativas e Actividades Pastorais
- Peregrinaçõs e Romarias