Direcção-Geral de Saúde divulgou hoje o documento que regula o funcionamento dos estabelecimentos de restauração e bebidas, a partir de 18 de Maio. Marcação prévia, distanciamento entre clientes e limpeza e desinfecção maciça, são os pontos principais.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) publicou hoje uma orientação para o funcionamento dos estabelecimentos de restauração e bebidas. Entre estas medidas que constam no documento, destaca-se a redução da capacidade máxima do estabelecimento, por forma a assegurar o distanciamento físico recomendado (2 metros) entre as pessoas, privilegiando a utilização de áreas exteriores, como as esplanadas (sempre que possível) e o serviço take-away.
A DGS recomenda também que seja promovido o agendamento prévio para reserva de lugares, desaconselha os lugares de pé, as operações do tipo self-service e diz que deve ser dada preferência ao pagamento através de meio que não implique contacto físico entre o funcionário e o cliente.
A limpeza e desinfecção dos espaços deve também respeitar regras específicas. As ementas tradicionais terão que ser substituídas por ementas que não necessitem de ser manipuladas pelos clientes, que devem também considerar a utilização de máscara (exceto durante o período de refeição) e evitar tocar em superfícies e objetos desnecessários e dar preferência ao pagamento eletrónico.
O documento ‘Procedimentos em estabelecimentos de restauração e bebidas’ pode ser consultado, na íntegra, aqui.