Concelho

Aguiar da Beira será palco de campeonato do mundo de orientação pedestre júnior em 2021

Portugal irá realizar, pela primeira vez, o campeonato do mundo de orientação pedestre júnior, em 2021, uma competição que terá como cenário as florestas do concelho de Aguiar da Beira. O anúncio aconteceu a 8 de agosto no site oficial da International Orienteering Federation (IOF).

Para além das qualidades naturais do local, a escolha de Aguiar da Beira consagrou também a intensa aposta que o município tem realizado no sentido de divulgar a modalidade de orientação. Essas características, no seu conjunto, ajudaram a candidatura portuguesa a superar a concorrência da Roménia e da Suécia.

A prova deverá decorrer no mês de julho e envolverá, de acordo com as previsões da organização portuguesa, centenas de atletas vindos de aproximadamente 35 nações.

Portugal já tem vindo a destacar-se como anfitrião de eventos deste porte junto da International Orienteering Federation (IOF), que confiou a Portugal a última etapa da Taça do Mundo de Orientação em BTT, a ser realizada ainda este ano em Odemira, e o Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão, que será realizado em Idanha-a-Nova em 2019.

Segundo a IOFtodas as candidaturas apresentaram o elevado padrão necessário para receber o campeonato. Portugal apresentou o melhor conceito global e os melhores terrenos“.

O Município de Aguiar da Beira apresentou recentemente o projeto “Oriented for Life”, cujos objetivos são o desenvolvimento da modalidade e a divulgação do concelho, potenciando ainda a prática de desporto na Natureza.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *