Piquenique reúne concelho de Aguiar da Beira

Encontro juntou cerca de um milhar de pessoas num grande momento de partilha de experiências culturais entre gerações das várias freguesias do concelho e de homenagem aos avós e emigrantes na Feira das Atividades Económicas de Aguiar da Beira.

© Aguiar no Coração

O Piquenique Intergeracional Aguiar no Coração realizou-se durante a tarde do passado dia 29 de julho, no recinto da Feira das Atividades Económicas do concelho de Aguiar da Beira. Avós, filhos, netos e famílias do concelho celebraram a partilha de merendas, saberes, tradições, com muita animação e ainda com a celebração do Dia Mundial dos Avós e do Emigrante.

Foi uma tarde repleta de festa e alegria com teatros, recriação de histórias, hábitos e artes tradicionais, protagonizadas pelas gentes das freguesias do concelho, membros da Oficina das Tradições do 60 Mais Social Clube do CLDS 3G Aguiar no Coração.

Desde a representação das ceifas do pão, da moagem da farinha, do ciclo do vinho, à veneração de Nossa Senhora de Fátima – numa ação de divulgação da capela de Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Coruche (a primeira a ser construída em Portugal Continental a seguir à capelinha das aparições) e como santa protetora dos emigrantes, entre outras exibições, não faltaram as músicas e os cânticos populares das freguesias e a atuação dos grupos de concertinas da Farra, Clave de Sol e Os Abadenses.

No final do espetáculo cultural, o relvado depressa se encheu de toalhas com petiscos e iguarias bem tradicionais das nossas terras, como o pão, queijo, enchidos, presunto, farinheira e bacalhau com ovos, torresmos, peixinhos da horta, bolo de azeite, bola de carne, fritas, filhoses, vinho, entre outras coisas.

O encontro teve como objetivo homenagear a figura dos avós na esfera familiar, o regresso dos emigrantes aguiarenses em período de férias, promover a confraternização, a transferência de conhecimento e saberes entre gerações e o reforço da identidade do concelho, tendo-se criado um verdadeiro ambiente de alegria e partilha.

Um dos pontos altos deste convívio Intergeracional foi o desfile inicial dos participantes que transportaram uma toalha gigante (21 metros de comprimento e 3 de largura), desde a entrada do certame até ao local do piquenique. Esta peça, elaborada com panos, renda e bordados, que regista o nome das 10 freguesias do concelho, foi realizada pelos participantes das Oficinas das Tradições, no ano anterior, como marca deste piquenique e símbolo de unidade e identidade do Município de Aguiar da Beira.

© Aguiar no Coração

O Piquenique Intergeracional Aguiar no Coração é uma iniciativa do CLDS 3G Aguiar no Coração, provavelmente uma das mais emblemáticas, e foi promovido, pela terceira vez consecutiva, com o apoio do Município de Aguiar da Beira, das juntas de freguesia e das instituições sociais do concelho.

Espera-se que esta manifestação cultural e intergeracional perdure no tempo e continue a relevar a partilha de experiências e sabedoria entre gerações, dos mais seniores aos mais novos, mantendo viva a cultura e as raízes que caracterizam o Concelho de Aguiar da Beira.

As fotografias do evento podem ser consultadas aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.