Sete cidades da região centro caminham em uníssono contra o cancro da mama

São esperadas cerca de 10 mil pessoas, em sete cidades da região Centro, nas caminhadas de sensibilização para a importância da prevenção e deteção precoce do cancro da mama. Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu voltam a caminhar, no dia 6 de outubro, dando mais uma vez vida à Caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos ®”.  Até 2017, inclusive, a iniciativa juntou mais de 45 mil participantes e angariou cerca de 273 mil euros a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. As inscrições para a participação encontram-se abertas.

Organizadas pelo Movimento Vencer e Viver, do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), as caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos ®” (PPGG) realizam-se simultaneamente em Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu. Marcada para o dia 6 de outubro, sábado, a iniciativa começa às 15h00.

Pelo nono ano consecutivo, sempre no Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama, as caminhadas PPGG pretendem alertar para a importância da prevenção e deteção precoce do cancro da mama, angariar fundos para o apoio social à mulher com cancro da mama e divulgar os projetos da LPCC no domínio desta patologia. “O objetivo é reunir o máximo de participantes para que a mensagem da prevenção e do diagnóstico precoce possa chegar a cada vez mais pessoas”, como refere Carlos de Oliveira, Presidente do Núcleo Regional do Centro da LPCC.

Em contagem decrescente, as caminhadas, abertas a todos os interessados, são realizadas através de uma inscrição, que confere o acesso a um kit de caminhada* (t-shirt, garrafa de água e folhetos informativos). A inscrição tem o valor de cinco euros, que revertem na íntegra para o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 

A iniciativa é precedida, em todos os locais, de várias atividades de animação e termina num ambiente de confraternização, sendo feito o apelo à participação de pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. Aberta a todos os interessados e sem quaisquer restrições de participação, não se destinam exclusivamente ao público feminino; as crianças e os menos jovens também são bem-vindos.

Para obter mais informações, proceder às inscrições e adquirir os kits de participação, os interessados devem procurar as extensões do MVV de cada uma das cidades referidas ou contactar diretamente a LPCC através do telefone 239 487 490. Toda a informação está também disponível através do LINK: https://bit.ly/2PWwoSK.

Até à edição de 2017, inclusive, as caminhadas PPGG juntaram mais de 45 mil participantes e angariaram cerca de 273 mil euros, a favor do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Locais de partida:

Aveiro: Mercado D. Manuel Firmino
Coimbra: Praça da República – Parque Verde do Mondego
Covilhã: Jardim Público – Complexo Desportivo
Castelo Branco: Centro Cívico (Docas)
Guarda: Alameda de Santo André – Praça Luís de Camões (Sé Catedral)
Leiria: Jardim Luís de Camões
Viseu: Largo do Rossio
* Oferta limitada ao stock existente.

9.ª edição

Caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos ®”

“Pequenos Passos, Grandes Gestos ®” acontece em outubro porque este é o Mês Internacional de Prevenção de Cancro da Mama, sendo esta a iniciativa com que o Núcleo Regional do Centro marca o arranque de um conjunto de atividades especialmente dedicadas à sensibilização para a prevenção primária e diagnóstico precoce do cancro da mama.

A iniciativa é organizada pelo MVV e acontece precisamente em sete cidades da região centro do País onde existem extensões de funcionamento desse movimento: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu.

O MVV é um movimento de entreajuda que visa o apoio à mulher desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama. Baseia-se no contacto pessoal entre a mulher que se encontra a viver uma situação de particular vulnerabilidade e uma voluntária, que vivenciou situação semelhante. Tem, entre outros, por objetivos o apoio emocional à mulher, seus familiares e amigos através do testemunho da voluntária (extensão, hospital, domicílio ou através de linha telefónica de apoio) e a promoção da melhoria de qualidade de vida pela disponibilização de vários serviços tendo em vista o bem-estar físico e emocional da mulher.

O conhecimento das causas possíveis, o apelo à participação no rastreio, o alerta para os seus sintomas, o modo como decorre o diagnóstico, tratamento, e recuperação são algumas das informações que as Caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos”® divulgam.

SOBRE O CANCRO DA MAMA

O cancro da mama, uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher.

Estima-se que na Europa surjam todos os anos 430.000 novos casos  de cancro da mama e que uma em cada 10 mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos.

Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama, e 1.500 mulheres morrem com esta doença.

Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *