Rendimentos declarados em Aguiar da Beira foram 1676 euros abaixo da média nacional em 2017

Dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística revela que o rendimento mediano do concelho de Aguiar da Beira em 2017 foi de 7011 euros, 1676€ abaixo da mediana nacional de 8687 euros.

Foi no município de Oeiras que se registaram os rendimentos medianos mais elevados do país em 2017. Segundo os dados publicados esta quarta-feira pelo INE, o valor mediano do rendimento bruto declarado deduzido do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) liquidado por sujeito passivo foi de 8687 euros. Em Resende, o valor situa-se nos 5481 euros. Significa isto que a diferença entre os valores de Oeiras e os verificados em Resende superam os sete mil euros.

64 municípios apresentaram valores medianos do rendimento bruto declarado deduzido do IRS liquidado por sujeito passivo superiores à referência nacional, destacando-se, com valores acima de 10 000 €, os seguintes: Oeiras, Lisboa, Cascais, Entroncamento, Alcochete, Coimbra, Almada, Porto, Vila Franca de Xira, Évora, Seixal, Aveiro, Marinha Grande, Odivelas e Setúbal.

O coeficiente de Gini, indicador habitualmente utilizado para sintetizar o grau de desigualdade de uma distribuição de rendimentos, apresentou valores superiores à referência nacional em 34 municípios: 18 na região Norte, 7 da Região Autónoma dos Açores, 4 na Área Metropolitana de Lisboa, 2 na região Centro, 2 na Região autónoma da Madeira e 1 no Algarve.

A nível regional, o destaque vai para as sub-regiões de Leiria, Coimbra, Alentejo Central e Aveiro, onde se registaram os rendimentos medianos mais elevados e superiores à referência nacional, próximos dos nove mil euros anuais. No extremo oposto da tabela estão as sub-regiões do Alto Tâmega e do Tâmega e Sousa, onde o valor mediano dos rendimentos anuais não chega a sete mil euros.

Segundo o INE, as maiores desigualdades ao nível da distribuição de rendimentos estão nas regiões dos Açores, Área Metropolitana de Lisboa, Douro, Alto Tâmega e Terras de Trás-os-Montes.

Rendimento bruto declarado mediano deduzido do IRS liquidado por sujeito passivo, Portugal, NUT III e município, 2017. INE

Viseu Dão Lafões

O valor mediano declarado na Região Viseu Dão Lafões foi de 8061 euros. Aguiar da Beira apresenta o quarto valor mais baixo — 7011 euros —, depois de Castro Daire, Penalva do Castelo e Vila Nova de Paiva. Aguiar da Beira apresenta o 55.º valor mais baixo dos municípios analisados (os dados dos municípios com menos de 2000 sujeitos passivos não foram apresentados).

O gráfico seguinte mostra os valores dos vários concelhos da Região Viseu Dão Lafões.

INE

Esta é a primeira vez que o INE publica estatísticas do rendimento ao nível local, tendo por base os “dados fiscais anonimizados da Autoridade Tributária e Aduaneira” relativos às declarações de IRS de 2017.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *