Reciclar no Planalto Beirão: separar para ajudar e ganhar prémios

‘Separar para Ajudar’ é o mote da campanha solidária da Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão desenvolvida pela Associação de Município da Região do Planalto Beirão (AMRPB). Esta campanha alia a separação de resíduos recicláveis de embalagens à solidariedade social.

A Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão contribui para dois dos principais pilares da sustentabilidade: a separação de resíduos e a atribuição de benefícios sociais. A campanha solidária “Separar para Ajudar” irá converter cada tonelada de resíduos separada, que represente um aumento face ao ano de 2014, em apoios sociais para uma associação de utilidade pública da região do Planalto Beirão.

A reciclagem duplicou no Planalto Beirão. Em 2021, em média, cada habitante dos 19 municípios, que integram a região do Planalto Beirão, separou um total de 42kg de resíduos de embalagens. Em 2014, a recolha seletiva de resíduos recicláveis fixava-se em apenas 21kg/habitante. Em 2021, foram separadas 13.832 toneladas de resíduos recicláveis de embalagens, o que representa um aumento de 8%, face ao ano 2020. Foram separadas mais 1.000 toneladas do que no ano transato, tendo a fração do vidro registado o maior aumento de 13%.

Integrado no Plano de Sensibilização e Educação Ambiental e no sentido de sensibilizar os mais jovens para importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente, a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão está agora a dinamizar o concurso de ideias “Reciclar no Planalto Beirão”, dirigido a todas as escolas dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, sediadas nos 19 municípios da região do Planalto Beirão.

Este concurso tem como objetivo promover o debate, em torno da adoção de boas práticas ambientais, mobilizar para a separação dos resíduos de embalagens, aumentando a perceção dos resíduos como recursos e a importância de valorizá-los. Tem ainda como propósito refletir sobre a problemática dos resíduos urbanos e a deposição em aterro, reforçando a urgência de transitarmos para a economia circular e sensibilizando para a importância do papel de cada um na mudança de paradigma.

Pretende-se desta forma que os mais novos pensem e reflitam sobre a importância da preservação do meio ambiente no nosso futuro e de que forma podem contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável. O concurso decorrerá entre os dias 24 de Maio e 06 de Junho de 2022 e serão entregues prémios em material escolar no valor total de 1000 euros aos três primeiros classificados.

A inscrição é gratuita e deve ser feita até dia 06 de maio, através do preenchimento do formulário online, disponível em https://www.reciclarnoplanaltobeirao.pt/acoes/concurso-interescolar.

Este projeto, desenvolvido pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, é cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.