Reciclar no Planalto Beirão: ‘Separar Para Ajudar’ alia o ambiente à solidariedade

Desde 2014, a recolha seletiva de embalagens duplicou no Planalto Beirão. Hoje em dia, em média, cada habitante dos 19 municípios da região do Planalto Beirão separa duas vezes mais! Os resultados são animadores e revelam que a população está a corresponder ao desafio lançado pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão“, referiu a empresa Planalto Beirão.

Até 2025 temos de separar e reciclar 65% dos resíduos de embalagens produzidos, o que equivale a 87 kg/habitante, segundo valores de 2021. Temos de separar ainda mais do que aquilo que já separamos.

Desde 2017, a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) instalou mais 1847 novos ecopontos, colocou mais 20 viaturas a fazer a recolha dos resíduos dos ecopontos e está a executar um Plano de Sensibilização e Educação Ambiental, com o mote Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão, junto da população em geral, da comunidade escolar e dos operadores de comércio e serviços.

No sentido de aumentar a separação dos resíduos de embalagem, a AMRPB está a dinamizar o Plano de Sensibilização e Educação Ambiental, junto das escolas e população em geral, com o objetivo de sensibilizar para a prevenção da produção de resíduos e mobilizar para a reutilização e separação dos resíduos para reciclagem.

‘Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão’ dá o mote a este projeto, que visa incrementar a separação dos resíduos recicláveis de papel, cartão, plástico, metal e vidro, garantindo que possam ser transformados em matéria-prima para novos produtos e, dessa forma, evitando que sejam desperdiçados em aterro. A separação dos resíduos recicláveis é fundamental para a preservação dos recursos naturais, para a proteção do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida.

A ‘Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão’ “pretende não só envolver a região do Planalto Beirão em atividades e iniciativas de cariz ambiental, fomentando a separação de resíduos recicláveis de embalagens e dotando a população das ferramentas necessárias a essa prática, mas pretende também combinar a esfera ambiental com a esfera social“, continuou.

A campanha solidária ‘Separar para Ajudar’ consiste em converter cada tonelada de resíduos separada, que represente um aumento face ao ano de 2014, em apoios sociais para instituições de solidariedade social da região do Planalto Beirão.

Este projeto, desenvolvido pela AMRPB, é cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão. Saiba mais em www.reciclarnoplanaltobeirao.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.