Carapito,  Notícias,  País

Realiza-se esta quinta-feira um webinar do projecto Europeu que tem o Dólmen I de Carapito como objecto de estudo

Universidade de Aveiro organiza esta quinta-feira, 26 de Novembro, um seminário online sobre o projecto Europeu em que o Dólmen I de Carapito é objecto de estudo. Evento decorre entre as 09h00 e as 12h00 e tem inscrições abertas.

© Built Heritage as cataliser of community valorisation — The Portuguese Experiences

A Universidade de Aveiro acolhe entre os dias 12 e 30 de Novembro a missão científica do projecto Europeu “Underground Built Heritage as catalyser for Community Valorisation”. Nesta quinta-feira, 26 de Novembro, realiza-se um webinar intitulado “Built Heritage as cataliser of community valorisation — The Portuguese Experiences”, entre as 09h00 e as 12h00.

O projecto que tem a coordenação da investigadora Alice Tavares pretende “garantir a continuidade de uso e a valorização do património subterrâneo, a revitalização do espaço público e o desenvolvimento de competências para os cidadãos”, para além de “disseminar o conhecimento sobre o património cultural subterrâneo e auxiliar na tomada de decisão das comunidades locais com a disseminação do conhecimento histórico, cultural, científico e técnico adequado ao ambiente subterrâneo construído nas mais variadas vertentes (arqueologia, arquitetura, engenharia, geotecnia, história, planeamento urbano, antropologia cultural, economia, arquitetura, turismo cultural)”, informou a Universidade.

A candidatura portuguesa apresentada em Fevereiro passado em Nápoles, Itália, por Alice Tavares, foi uma das seleccionadas, o que garante um ano de estudos e debates sobre dois dólmenes Portugueses, o Dólmen de Antelas e o Dólmen de Carapito.

Ainda segundo a Universidade de Aveiro, “a missão científica em curso tem dois níveis de abordagem, um dedicado à conservação dos monumentos e à sua monitorização para caracterização do seu estado de conservação, com o apoio de um investigador da University College of Cork, Irlanda, e outro nível de abordagem ligado ao desenvolvimento económico e turístico com base na conservação dos monumentos, com o apoio de uma investigadora do Observatory of Local, Rural Development and Employment, Murcia, Espanha”.

Os resultados desta missão científica serão apresentados na conferência do projecto a realizar em Lisboa em finais de Junho 2021.

O calendário do seminário é o seguinte:

09h00–09h15 — Boas-vindas. Apresentação geral do Projecto U4Value —— Giuseppe Pace e Alice Tavares
09h15–09h35 — Rota do Megalítico —— Pedro Sobral
09h35–09h45 — Comunicação do Município de Oliveira de Frades
09h45–09h50 — Comunicação do Município de Aguiar da Beira
09h50–10h20 — Rota do Românico —— Rosário Machado, Directora RR
10h20–10h40 — Debate —— moderação de Alice Tavares
10h50–11h00 — “The importance of enhancing the identity and culture of the Gândara Region” —— Carlos Costa, Dina Ramos e Ana Malta
11h00–11h15 — The role of citizen in communities —— Marta Ferreira Dias
11h15–11h45 — Debate —— moderação Hugo Rodrigues
11h45–12h00 — Próximas iniciativas. Conclusões

A inscrição no Webinar deve ser feita para o email: tavares.c.alice@gmail.com, com a indicação do nome, função e afiliação.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *