Ranking das Escolas 2017: Escola de Aguiar da Beira em dois extremos

Os dados relativos aos exames nacionais do 9.º ano e secundário foram recentemente divulgados pelo Ministério da Educação. Com base nesses dados, a grande maioria dos jornais portugueses elaborou listas que deram origem aos chamados Rankings das Escolas.

Devido à forma como essas listas são elaboradas ser diferente entre os diferentes jornais, as classificações no ranking são diferentes. Para a nossa análise usámos os rankings do PÚBLICO/Católica Porto Business School.

No que à Escola Básica e Secundária de Aguiar da Beira diz respeito, compilámos os dados relativos aos últimos cinco anos, que disponibilizamos na tabela seguinte.

[table id=18 /]

Da análise da tabela podemos concluir imediatamente que no que às médias diz respeito, o 9.º ano e o secundário estão praticamente em pontos opostos da lista. Em 2017, os resultados dos exames do 9.º ano colocaram a Escola Básica e Secundária de Aguiar da Beira na posição 744 a nível nacional (num total de 1209 escolas), com uma média de 2,73 em 5. Já em relação aos exames do secundário podemos ver que a escola ocupa a posição 95 (em 626 escolas), tendo obtido uma média de 11,31.

Olhando para os resultados dos últimos cinco anos, podemos ver que há também dois sentidos. Enquanto que as médias dos exames do 9.º ano seguiram uma tendência crescente até 2016, em 2017 a média voltou a decrescer para valores semelhantes aos de 2013, colocando a escola do concelho de Aguiar da Beira nos últimos lugares do distrito. Analisando os resultados obtidos pelo secundário vemos que tem havido uma melhoria contínua das médias, colocando a escola do concelho no top 100 em 2017 e a ocupar também o primeiro lugar no distrito.

Os resultados dos rankings dos últimos cinco anos podem ser visualizados de forma gráfica nas imagens abaixo, o que nos dá uma perspetiva mais clara da evolução ao longo do tempo.

O que nos diz o ranking a nível nacional?

– No ensino secundário, os alunos das escolas públicas melhoraram as suas médias em 2017, ao contrário dos estudantes dos privados, em que se registou uma ligeira descida da média.
– Os primeiros lugares dos ‘rankings’ continuam a ser ocupados por colégios privados. No 9.º ano a primeira escola pública aparece no lugar 26, enquanto que no secundário aparece apenas no lugar 32.
– É no Porto que se encontram as escolas públicas e privadas com melhores resultados no secundário e é também onde se encontram as escolas com a melhor média, numa comparação entre distritos.
– A primeira posição do ranking relativa aos exames do 9.º ano foi obtida pelo Colégio Minerva, do Barreiro, alcançando uma média de 4,41 em 5.
– A primeira posição do ranking relativa aos exames do secundário foi obtida pelo Colégio de Nossa Senhora do Rosário, do Porto, alcançando uma média de 14,92.
– Desde 2012 que 16 escolas secundárias dão sempre notas mais altas do que seria esperado. Os colégios são quem mais inflaciona as notas: das 16 escolas, 13 são privadas e três são públicas, um procedimento que pode permitir a um aluno passar à frente no acesso ao Ensino Superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *