Quais são os telemóveis que emitem mais e menos radiação?

A preocupação com as radiações emitidas pelos dispositivos electrónicos há muito que está na ordem do dia. Apesar de haver inúmeros estudos que indicam que não existem provas de que estas radiações não perigosas para a nossa saúde, a verdade é que há outros tantos que dizem que é necessário continuar a investigar e, por isso, não devemos abusar na exposição.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a radiação electromagnética pode efectivamente causar danos no nosso corpo e tanto mais quanto maior for o tempo de exposição. Na União Europeia, a entidade reguladora, o CENELEC, especifica limites para a Taxa de Absorção Específica (SAR), seguindo determinadas normas. Para telemóveis e outros dispositivos móveis, o limite do valor da SAR é de 2 W/kg, considerando uma massa de tecido de 10 g, que absorve a maior parte do sinal.

Apesar de haver ainda muitas marcas que fabricam telemóveis que emites elevados valores de radiação, felizmente são cada vez menos e os novos modelos têm também melhorado a este nível. O Gabinete Federal Alemão para a Protecção Contra a Radiação (Bundesamt für Strahlenschutz) tem uma base de dados bastante abrangente de telemóveis — novos e antigos — e do nível de radiação que eles emitem durante uma chamada.

Na lista, o destaque pela negativa vai para marcas como a Allview ou a Xiaomi. No gráfico seguinte estão apresentados os modelos actuais que emitem mais radiação.

Valor SAR (W/kg) no caso de uso do telefone na orelha. Bundesamt für Strahlenschutz.

No gráfico seguinte estão apresentados os modelos actuais que emitem menos radiação, onde o destaque vai para marcas como a swisstone, a Archos ou a Samsung.

Valor SAR (W/kg) no caso de uso do telefone na orelha. Bundesamt für Strahlenschutz.

No gráfico seguinte pode ainda ver quais são os níveis de radiação emitidos por aqueles que são considerados actualmente os melhores telemóveis do mercado.

Valor SAR (W/kg) no caso de uso do telefone na orelha. Bundesamt für Strahlenschutz.

Embora os valores possam ser considerados altos, a verdade é que todos estão dentro dos limites impostos pela União Europeia. No entanto, considerando o grande número de chamadas que podem ser feitas todos os dias e a sua duração, é sempre uma variável que deve ser analisada e considerada na escolha de um telemóvel, pois enquanto que um pequeno tempo de exposição não terá efeitos para o corpo humano, o mesmo poderá não acontecer se o tempo de exposição for grande.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *