Emprego,  Notícias

Programa Empreende Já para jovens NEET aberto até 6 de março

O Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) abriu as candidaturas para o NEET, um programa para estimular e apoiar o empreendedorismo, destinado a jovens entre 18 e 29 anos. Os candidatos têm ainda de ter concluído a escolaridade obrigatória e não estarem atualmente a trabalhar ou a estudar.

O NEET (sigla de “Neither in Employment nor in Education or Training” ou “nem-nem”), é um programa com uma dotação de cinco milhões de euros, apoiado por fundos europeus. As candidaturas podem ser enviadas até dia 6 de março, havendo 315 vagas para a primeira fase, que serão selecionadas de um máximo de mil candidaturas.

Durante seis meses, os 315 jovens vão receber uma bolsa de 700 euros todos os meses para desenvolverem uma ideia de negócio que, no final, pode ser apoiada a fundo perdido.

Em declarações ao Diário Económico, Carlos Manuel Pereira, do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e da Juventude, explicou como é que a medida vai funcionar: “Na primeira ação, os jovens terão 250 horas de formação na área do empreendedorismo e aprenderão a realizar um plano de negócios. Na segunda parte, esse plano para negócios de cariz económico ou social (pode ser uma associação juvenil, por exemplo) será avaliado e serão selecionados 90 para ter um apoio de dez mil euros para avançar“.

Em 2018, o NEET regressa com mais 315 vagas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *