Portagens na A25 e A23 acabam à meia-noite

Algumas ex-SCUT, como a A25 (não na totalidade) e A23, vão deixar de ser pagas a partir de 1 de Janeiro de 2025.

©Caruspinus. AI

A circulação na A4, A13 e A13-1, A22, A23, A24 e parte da A25 e da A28, será isenta de pagamento de portagens a partir desta quarta-feira, 1 de Janeiro de 2025.

Com a aprovação da Lei n.º 37/2024, de 7 de Agosto, o Governo eliminou as taxas de portagens nos lanços e sublanços das autoestradas do Interior e em vias onde não existam alternativas que permitam um uso com qualidade e segurança, revogando o Decreto-Lei n.º 97/2023, de 17 de Outubro.

As autoestradas que passam a ser isentas a partir do dia 1 de Janeiro de 2025 são as que se seguem:

  1. A4 (Transmontana e Túnel do Marão)
  2. A13 e A13-1 (Pinhal Interior)
  3. A22 (Algarve)
  4. A23 (Beira Interior)
  5. A24 (Interior Norte)
  6. A25 (Beiras Litoral e Alta, excepto os três primeiros pórticos, em Aveiro)
  7. A28 (Litoral Norte, nos troços entre Esposende e Antas, e entre Neiva e Darque)

As portagens nas SCUT foram introduzidas em Portugal em 1997, sendo, nessa altura, os custos totalmente suportados pelo Estado. A partir de 2011 os custos passaram a ser pagos pelos seus utilizadores.

Brisa vai atualizar as taxas de portagens em algumas das autoestradas que concessiona em 2025

A Brisa tem um novo tarifário de portagens para 2025, com uma atualização de 2,21%. No entanto, há portagens que vão ter aumentos superiores (por não terem sido atualizadas em anos anteriores) ou inferiores à média. Há ainda outras taxas de portagem que não vão sofrer aumentos. Segundo a Brisa, apenas “52 das 93 taxas de portagem aplicadas na Classe 1 serão atualizadas”.

Por exemplo, o percurso na A1 entre Lisboa e o Porto vai passar a custar 24,60€ (+0,70€) e na A2, entre Lisboa e o Algarve, vai passar a custar 23,30€ (+0,60€).

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