Apresentação do Campeonato da Europa de Orientação 2028 decorreu este sábado em Aguiar da Beira.
O Município de Aguiar da Beira e o Oriented For Life — Aguiar da Beira apresentaram este sábado, 28, no espaço do Aguiar Natal, o Campeonato da Europa de Orientação (EOC), que irá realizar-se em Aguiar da Beira, no Outono de 2028. Em paralelo com o EOC irá ainda decorrer a última ronda da Taça do Mundo de Orientação.
“São esperados mais de 300 atletas e 100 treinadores, provenientes de pelo menos 35 países“, referiu Rafael Miguel, da organização.
Durante a apresentação, o presidente do Município, Virgílio da Cunha, agradeceu às várias entidades e pessoas que contribuíram para a atribuição do campeonato a Aguiar da Beira, que também estava a ser disputado por outros países e concelhos em Portugal.
“O EOC 2028 está integrado numa visão estratégica para um futuro em que o turismo da natureza será um motor para o desenvolvimento da região. O nosso Município lutou para que lhe fosse atribuído este evento pois o seu impacto em Aguiar da Beira e nos concelhos limítrofes será enorme“.
Entre 2025 e 2028 “são esperados milhares de atletas, provenientes de todo o mundo, que virão à nossa região com o objectivo de se prepararem para o Campeonato da Europa 2028 + Taça do Mundo. A vinda de atletas de Orientação à nossa região, quer para realização de estágios (campos de treino) quer para participar nas nossas competições, tem tido um enorme impacto económico, não só em Aguiar da Beira mas também em todos os Municípios que nos rodeiam. A nossa restauração, as nossas unidades de alojamento e o nosso comércio local sentem este impacto e é nossa intenção que continuem a sentir“, referiu.
Até ao EOC 2028 estão planeados vários eventos, nomeadamente o Aguiar da Beira “O” Meeting 2025, nos dias 21, 22 e 23 de Fevereiro e o Oriented Aguiar Rogaine Challenge 2025, no dia 5 de Abril.
“Para o Inverno de 2025 já temos confirmada a presença de mais de 350 atletas estrangeiros, que vêm a Aguiar da Beira realizar estágios de preparação para a próxima época e para participar no ABOM 2025. Estes turistas-desportistas têm uma média de estadia na região de uma semana, e é exactamente por este tipo de impacto que a aposta do Município de Aguiar da Beira na Orientação é forte e é para continuar. A Orientação é um motor económico para a região e leva o nome de Aguiar da Beira além fronteiras. Aguiar da Beira, além da Capital da Orientação, é agora também a casa do EOC 2028“.
Na sessão pública foram ainda apresentados dois atletas da Seleção Nacional de Orientação, que passarão a competir pelo Oriented Aguiar a partir de 2025. Leonor Ferreira, de 18 anos, é de Lisboa e já participou em 4 campeonatos da europa de jovens e em 3 campeonatos do mundo de juniores, tendo alcançado diversos títulos de campeã nacional de orientação. Luís Silva, de 30 anos, é de Setúbal e é atleta da Seleção Nacional desde dos 15 anos. Conta com 10 títulos de campeão nacional, duas medalhas no Campeonato do Mundo de Desporto Escolar de Orientação e em 2010 ficou em 6.º lugar no Campeonato da Europa de Jovens. A nível sénior, o seu melhor resultado foi um 48.º lugar no Campeonato do Mundo de Orientação.