Concelho

Piquenique Intergeracional em Aguiar da Beira

O Piquenique Intergeracional Aguiar no Coração realiza-se no dia 30 de julho, a partir das 15 horas, com a partilha de merendas, saberes, tradições e muita animação, e ainda com a celebração do Dia Mundial dos Avós e do regresso dos emigrantes.

Após o sucesso da edição passada, a Feira das Atividades Económicas de Aguiar da Beira voltará a ter, na tarde domingueira, um piquenique intergeracional, como principal momento de demonstração cultural e de convívio entre as gentes das freguesias do concelho. A iniciativa pretende juntar avós, filhos, netos e famílias do concelho, celebrando o convívio intergeracional, o Dia Mundial dos Avós e o regresso dos emigrantes aguiarenses.

O Piquenique Intergeracional Aguiar no Coração apresentará vários momentos representativos de saberes, músicas e tradições, protagonizados pelos participantes das Oficinas das Tradições 60 Mais Social Clube do Aguiar no Coração, a atuação do grupo de música tradicional Raízes da Terra e de grupos locais de concertina, terminando com o início do espetáculo do cantor Marco Paulo.

O Piquenique terá ainda um momento especial com a exibição de uma toalha gigante, elaborada pelos participantes de todas as freguesias nas Oficinas das Tradições 60 Mais Social Clube do Aguiar no Coração, seguida da partilha de uma merenda tradicional.

A organização convida toda a população a participar, quer levem ou não merenda, neste momento de confraternização, partilha e alegria. A entrada no evento é gratuita.

Para facilitar a logística, visto que as juntas de freguesia estão a fazer um esforço para patrocinar o lanche aos participantes da sua freguesia, pede-se apenas que façam a inscrição através do e-mail info@aguiarnocoracao.pt, ou do preenchimento da ficha de inscrição brevemente disponível nesta página.

Os interessados em participar que não tenham transporte poderão aproveitar o autocarro gratuito (sujeito a inscrição) que passará pelas freguesias ao início da tarde desse mesmo dia.

No ano passado, a iniciativa juntou mais de 200 pessoas, num convívio entre gerações onde sobressaiu a recriação de hábitos culturais, como as memórias das ceifas, escanada do milho, malha dos feijões, pastorícia e confeção de queijo, tricô, cânticos populares das freguesias, entre outros, com a partilha da merenda recheada de petiscos e iguarias típicas.

O Piquenique Intergeracional é promovido pelo CLDS 3G Aguiar no Coração, através da atividade 60 Mais Social Clube, e tem o apoio do Município de Aguiar da Beira e das Juntas de Freguesia.

As fotos do piquenique 2016 podem ser vistas aqui e os vídeos aqui.

A Feira das Atividades Económicas do concelho de Aguiar da Beira decorre entre os dias 27 e 30 de julho.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *