Concelho

Aguiar da Beira esteve no Roteiro da “Cidadania em Portugal”

AnC.

A iniciativa que tem percorrido o território nacional esteve em Aguiar da Beira, no passado dia 14 de julho, para promover a cidadania e participação cívica junto da comunidade local.

O Roteiro Cidadania em Portugal é um desafio lançado às redes e comunidades locais de todo o país para uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre cidadania e participação. Uma equipa de animação e comunicação e uma carrinha, devidamente equipada com recursos lúdico-pedagógicos, apoiam a dinamização de atividades propostas por parcerias locais no sentido de facilitar a reflexão e ação sobre as desigualdades, as discriminações e as violências que ainda persistem.

A ação teve como objetivos “PARAR” para dialogar e partilhar informação e conhecimento acerca da Cidadania e Igualdade; “PENSAR”, conjuntamente com as comunidades e as redes locais de parceria, estratégias de territorialização de políticas públicas; e “AGIR” em prol da Cidadania e Igualdade, impulsionando todos/as os/as agentes de desenvolvimento social e mobilizando os recursos adequados em cada contexto.

O Roteiro da Cidadania em Portugal esteve durante a manhã, no Largo da Carvalha, a promover uma ação de rua aberta à comunidade (visita à carrinha) nos temas do “Ambiente, Desenvolvimento e Territórios Sustentáveis”. Na parte da tarde esteve na Biblioteca Municipal, com uma sessão participativa sobre “Instituições Eficazes e Inclusivas, Participação e Democracia Social”, para dirigentes e técnicos de instituições sociais, associações e das autarquias locais.

O Roteiro da Cidadania em Portugal é promovido pela Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e a ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local. No concelho a iniciativa é organizada em parceria com o CLDS 3G Aguiar no Coração e com o apoio da Câmara Municipal de Aguiar da Beira. 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *