Notificação para pagamento do IMI começa a chegar aos proprietários em Abril — simule a sua contribuição

A notificação para pagamento do IMI deverá começar a chegar aos proprietários em Abril. O site Doutor Finanças lançou um simulador que lhe permite saber quanto vai pagar de imposto neste ano.

Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Falta pouco mais de um mês para começarem a chegar as notificações de pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). A contribuição é feita, na generalidade, em duas prestações — em Maio e em Novembro — sendo de pagamento único para valores até 100€, pago em Maio. Quando o valor ultrapassa os 500 euros pode ainda ser repartido por três prestações, pagas em Maio, Agosto e Novembro. Mas também é possível pagar o imposto de uma só vez, independentemente do valor, se assim o desejar.

Há, ainda, alguns casos em que é concedida isenção do pagamento de IMI, para além da que pode ser pedida, por três anos, por quem comprar casa de até 125 mil euros de valor patrimonial. São os casos das pessoas com rendimentos baixos e cujo valor da casa também igualmente baixo. Há outras situações em que a isenção é temporária, mas também há situações em que é permanente, como no caso de uma família com um rendimento bruto que não ultrapasse os 15 295 euros e cujo valor patrimonial tributário do imóvel não seja superior a 66 500 euros.

O IMI, que é pago anualmente, é definido pela câmara municipal local, sendo também esta uma receita local. A Assembleia Municipal de Aguiar da Beira aprovou, no dia 30 de Dezembro de 2021, a manutenção da taxa de 0,3% de IMI a aplicar aos valores patrimoniais tributários dos prédios urbanos, com possíveis deduções de 20, 40 e 70 euros, para quem tiver 1, 2 ou 3 ou mais filhos, respetivamente.

A taxa do IMI para os prédios rústicos é de 0,8 % e não se aplicam as deduções por agregado.

Por forma a poder simular quanto vai ter que pagar pelo seu prédio urbano ou rústico, o site Doutor Finanças, empresa especializada em finanças pessoais e familiares, lançou o Simulador de IMI para 2022.

SIMULADOR DE IMI 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.