Com apresentação marcada para o dia 24 de Novembro, Caseiro Marques, vai publicar um novo livro a que chamou ‘Migalhas’.
Depois de no ano passado ter publicado a novela ‘Pacheco, o Africano’, surge agora com este livro no qual recolhe um conjunto de ensaios que o autor foi escrevendo ao longo dos anos, mas com especial incidência nos últimos quatro, tendo como temas a velhice, as tradições e costumes da sua terra.
Como escreve no Exórdio, “este livro é constituído por um conjunto de textos que escrevi ao longo de vários anos e nas mais diversas circunstâncias, de acordo com os sentimentos que me iam na alma em cada uma dessas alturas. Eles reflectem, de alguma forma, o meu estado de espírito ao observar os diferentes ambientes que me rodeavam. E devo acrescentar que me deu muito prazer ou pelo menos fi-lo imbuído de um espírito de paz, reflexivo, intimista, de libertação, nos meus momentos de silêncio interior que, por vezes, eram escassos”.
A apresentação estará a cargo do Professor Doutor José Carlos Gomes da Costa, docente da Escola de Ciências Humanas e Sociais da UTAD, o qual, no prefácio, escreve que “aqueles que, na área científica da Psicologia, se dedicam ao estudo e reflexão do chamado ‘ciclo de vida’ têm demonstrado que quando atingimos não só a maturidade, mas sobretudo a ‘idade madura’ que assinala o inevitável declinar daquele ciclo, somos levados a fazer uma análise retrospectiva do que foi, do que tem sido, a vida e, se possível, chegar a uma síntese que lhe confira um sentido, isto é, um significado. É, como sabemos, uma tarefa sempre inacabada, um caminho em busca de um ‘fio condutor’ que, quase nunca em linha recta, nos orientou e orienta”.
Esta é a décima sexta obra de Caseiro Marques, Fundador do jornais ‘Caruspinus’ e ‘Notícias de Vila Real’, cidade onde reside há cerca de 40 anos e onde tem exercido a sua profissão de advogado e participado activamente nos mais diversos âmbitos, desde a cultura, à política e intervenção cívica, nomeadamente, através da sua coluna de opinião semanal, publicada há dezenas de anos, além de outros, no Notícias de Vila Real.
O livro será apresentado no dia 24 de Novembro a partir das 21 horas, no Salão Nobre dos Quartel dos Bombeiros Voluntários da Cruz Verde, em Vila Real.