Notícias

JMV lançou campanha de angariação de fundos para envio de jovens missionários para Moçambique

Juventude Mariana Vicentina (JMV) lançou campanha de angariação de fundos para possibilitar a ida de cinco jovens para Moçambique.

HoyoHoyo

A JMV é uma associação de jovens que nasceu por vontade de Nossa Senhora das Graças, em Paris, no seio da Família Vicentina e prossegue esse carisma, atualmente, em mais de 60 países.

Querendo prosseguir e aprofundar essa dimensão missionária do carisma vicentino, em setembro de 2016, a JMV vai enviar cinco jovens missionários para Moçambique, mais precisamente para a zona do Chirrundzo, Chinhacanine, distrito de Guijá. Uma dessas jovens é da nossa diocese de Viseu, a Alice Santos.

Os jovens vão servir na obra “Renascer p’ra Esperança“, uma obra dos Padres da Congregação da Missão (Vicentinos) da Vice-Província de Moçambique, que se dedica a apoiar as crianças, jovens e adultos da comunidade local em várias vertentes: alimentação, saúde, vestuário, ensino, evangelização, entre outras.

Para além do apoio direto na instituição de acolhimento de crianças órfãs, os jovens irão dar apoio a todas as necessidades de comunidade local, em verdadeiro espírito evangelizador e com profundo sentido de missão. Esta zona é muitas vezes invadida pelas águas do rio Limpopo aquando das cheias recorrentes da última década. Como naturalmente se percebe, quase todo o material aí existente vai sendo destruído.

Para poderem compreender melhor este projeto missionário, também já iniciámos a divulgação online e a campanha “Hoyo Hoyo”, através das seguintes páginas:

– Página da Missão no Facebook:
https://www.facebook.com/missaomozambiquejmvpt

– Vídeo de divulgação da Missão: https://youtu.be/gDBWAc0gkso

– Website da JMV Portugal: https://www.jmvpt.org

– Facebook “Renascer p’rá Esperança”:
https://www.facebook.com/renascerpraesperancamocambique

A comunidade do Chirrundzo tem muitas necessidades e um projeto desta envergadura implica sempre muitas despesas. Por isso, a JMV – Portugal lançou a campanha “Hoyo Hoyo”, que quer dizer “benvindos” na língua daquela região, o Changana. É uma campanha de angariação de fundos para podermos enviar e manter os jovens voluntários da JMV que vão realizar esta grandiosíssima missão. Várias são as iniciativas:
– renúncia quaresmal dos grupos da JMV, em que o grupo local de Carapito participou enviando uma pequena verba para a conta da missão;
– peditório nas paróquias onde existe JMV, já realizado uma vez em Carapito a 22 de maio;
– venda de materiais em que o seu valor reverte integralmente para a missão ad-gentes;
– recolha de donativos de empresas e particulares;
– venda de rifas.

Se também o seu coração quiser apoiar esta missão vicentina e quiser dar um donativo, este pode ser feito através de transferência bancária para a conta da Juventude Mariana Vicentina – Portugal, com o IBAN PT50 0035 0309 0007 1581 9303 8 da Caixa Geral de Depósitos.

HoyoHoyoJMV2

Para que a comunidade do Chirrundzo em Moçambique possa crescer, a ajuda dos nossos missionários, a contribuição das pessoas caridosas e a oração de todos é fundamental.

A JMV esteve também no passado dia 10 de maio n’A Praça, programa da RTP, onde se apresentou, apresentou o projeto e onde estiveram três dos jovens que pretendem partir em missão, programa que pode ver ou rever.

Desde já, o nosso kanimambo (obrigado)!

Marisa Lestre Rodrigues

HoyoHoyo_JMV

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *