Campanha, inserida na estratégia de Walking & Cycling para promoção e valorização do território, decorreu entre 29 de maio e 8 de outubro e foi composta por 14 caminhadas, em todos os municípios de Viseu Dão Lafões. Caminhada em Carapito contou com cerca de 150 participantes.
Mais de 1500 participantes descobriram, nos meses de Verão, os percursos pedestres da região Viseu Dão Lafões, transformando a primeira edição da iniciativa ‘Viseu Dão Lafões Pé ante Pé’ “num sucesso que superou as melhores expetativas“, referiu a CIM em comunicado.
A campanha, recorde-se, teve o seu arranque a 29 de Maio, na Reserva Botânica do Cambarinho, em Vouzela. Essa foi a primeira de 14 etapas, que decorreram em cada um dos 14 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, promotora desta iniciativa. A última etapa aconteceu a 8 de Outubro, em Vila Nova de Paiva.
Desenvolvida em estreita colaboração com os municípios, a ‘Viseu Dão Lafões Pé ante Pé’ nasceu com o objetivo de ativar a Rede de Percursos Pedestres de Viseu Dão Lafões. As 14 caminhadas apresentaram níveis de dificuldade fácil e médio, com um enquadramento cénico que presenteou os participantes com os melhores argumentos naturais da região.
“Durante os pouco mais de quatro meses que durou a primeira edição da iniciativa, os amantes do turismo de natureza tiveram a oportunidade de descobrir as grandes mais-valias de Viseu Dão Lafões, ficando a conhecer alguns dos melhores percursos e locais de interesse, não apenas na área do turismo ativo, como também no património natural, cultural e histórico, sem esquecer o enoturismo, a gastronomia e o bem-estar. Todos os caminhantes receberam um kit de participante, que incluía uma t-shirt alusiva à atividade“, continuou.
A iniciativa ‘Viseu Dão Lafões Pé ante Pé’ é um dos elementos de um projeto mais vasto, que visa a implementação de percursos pedestres, centros BTT e centro de trail em toda a região, num investimento superior a 500 000 euros. Com este investimento, a CIM promoveu intervenções de qualificação e sinalização de um vasto conjunto de percursos pedestres e cicláveis por todo o território, contribuindo para a sua valorização, ao melhorar as suas condições de acesso e utilização.
“Esta iniciativa é mais um dos eventos enquadrados na estratégia de Walking & Cycling que estamos a implementar na CIM Viseu Dão Lafões. Queremos que este território seja a escolha natural para quem procura os melhores trilhos pedestres e percursos de bicicleta no país. Estamos a trabalhar afincadamente nesse sentido. A região tem fortes argumentos para que assim seja, em todos os seus 14 municípios. Quero deixar um agradecimento a todos os que participaram nesta primeira edição ajudando a transforma-la num sucesso”, sublinha Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões.
Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM, “as mais de mil e quinhentas pessoas que participaram nas 14 caminhadas tiveram a oportunidade de comprovar as condições privilegiadas que este território oferece aos adeptos do turismo ativo e de natureza. A Ecopista do Dão, internacionalmente conhecida, e a futura Ecopista do Vouga são apenas dois exemplos do muito que há para conhecer nesta região. São 1700 quilómetros de percursos pedestres, de circuitos de BTT e de trail que estão disponíveis para todos os que deles querem usufruir, que queremos que sejam uma fonte cada vez mais importante de atração turística e de dinamização do território”.