Concelho

Incêndio de grandes proporções consumiu dezenas de hectares em Caldas da Cavaca

Foto Mais Aguiar da Beira.
Foto Mais Aguiar da Beira.

Um incêndio florestal de grandes proporções deflagrou esta sexta-feira às 16h34 em Coruche, dirigindo-se depois para as Caldas da Cavaca, freguesia de Pinheiro.

No terreno chegaram a estar 137 operacionais com o apoio de 37 meios terrestres. Vários meios aéreos combateram também o incêndio durante o dia. O incêndio lavrou numa zona de mato, tendo ainda colocado em perigo um aviário.

No incêndio arderam dezenas hectares de floresta, tendo obrigado ao corte da estrada que liga Aguiar da Beira e Sátão, para além de outras menores. Em declarações à rádio Alive FM o comandante dos Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira, António Ferreira, confirmou a gravidade do incêndio, com chamas que chegaram a alcançar 8 metros. Relativamente à origem do incêndio não quis adiantar possibilidades, referindo, no entanto, o facto de já ter havido 9 ocorrências no local. Também em declarações à mesma rádio, o presidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira, Joaquim Bonifácio, reforçou a confiança nos bombeiros para uma rápida resolução do incêndio e alertou para a necessidade de uma prevenção mais efetiva da floresta, lançando o repto ao governo, para que situações como esta sejam cada vez menos frequentes.

As condições atmosféricas adversas, principalmente o vento forte, contribuíram para a dificuldade em controlar o incêndio, que acabou por ser dominado já de madrugada.

O incêndio foi dado como extinto no final deste sábado.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *