Governo vai passar a comparticipar seis testes à Covid-19 por mês — veja onde pode fazê-los

O Governo vai passar a comparticipar seis testes rápidos de antigénio à Covid-19 por utente, por mês, em vez dos actuais quatro. Veja onde pode fazê-los em Aguiar da Beira e arredores.

O Governo decidiu alargar o regime excepcional de comparticipação de testes rápidos de antigénio à Covid-19 de quatro para seis testes por utente, por mês, com o objectivo de manter a testagem massiva.

A medida vem acompanhada da obrigatoriedade de apresentação de um teste negativo à Covid-19 (PCR ou teste rápido de antigénio) para entrar nos estabelecimentos turísticos ou de alojamento local, nas cerimónias familiares, como baptizados e casamentos e também para eventos empresariais. Esta exigência entra em vigor às 00h00 de 25 de Dezembro e vai também funcionar para os espectáculos culturais e para todos os eventos desportivos.

Para além destas medidas há ainda outras mais específicas para os dias 24, 25, 30 e 31 de Dezembro e 1 de Janeiro que incluem a obrigatoriedade de apresentação de teste negativo à Covid-19 para acesso a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano. Mantém-se a obrigatoriedade de apresentação de um teste à Covid-19 ou, em alternativa, a apresentação do certificado de recuperação para viajar para Portugal, para entrar em bares e discotecas, nas visitas a lares e nas visitas aos doentes internados em qualquer instituição de saúde, por exemplo.

Actualmente há 1118 farmácias e 661 laboratórios de Norte a Sul de Portugal abrangidos por esta comparticipação, de acordo com o último balanço do Infarmed.

Onde fazer testes em Aguiar da Beira?

Em Aguiar da Beira é possível fazer os 6 testes gratuitos, bem como os outros tipos de testes de acordo com a tabela, nos seguintes laboratórios:

  • Laboratório Egianálise, entre as 08h00 e as 11h00, sem necessidade de marcação.
  • Laboratório Rodrigues e Saraiva.

A Clínica Médica de Aguiar da Beira não realiza os seis testes gratuitos mas realiza quaisquer outro tipo de testes de acordo com a tabela. As duas farmácias do concelho também não realizam os testes gratuitos.

Onde fazer os testes gratuitos nos arredores?

  • Trancoso: Farmácia Macedo Crespo; Farmácia Paixão e Farmácia da Misericórdia
  • Sátão: Farmácia Carvalho
  • Sernancelhe: Farmácia Confiança

Autotestes com supervisão válidos até 2 de Janeiro

Também é possível realizar autotestes para aceder a actividades ou estabelecimentos para os quais passa a ser exigido um teste Covid-19, desde que estes sejam feitos no local mediante supervisão, até 2 de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.