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Governo vai comprar 15 milhões de euros em publicidade institucional antecipada para ajudar sector dos media nacionais e regionais

Governo pretende começar os pagamentos já em Abril. Dos 15 milhões, 75% serão para órgãos de comunicação nacionais na componente “informação generalistas”. Os restantes 25% serão para a imprensa regional.

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O Governo aprovou a compra antecipada de publicidade institucional no valor de 15 milhões de euros, como forma de apoiar os órgãos de comunicação social. O valor será distribuído “face ao que cada um representa no sector da comunicação social em Portugal“, de acordo com a lei da publicidade institucional, explicou Graça Fonseca. O Governo pretende começar a fazer chegar o montante às empresas durante o mês de Abril. A RTP e a Lusa foram excluídas deste medida por já receberem apoios do Estado.

Segundo a Ministra da Cultura, os espaços de publicidade institucional serão orientados para campanhas da Direção-Geral da Saúde e outras instituições de saúde pública, para causas sociais e humanitárias, como a violência doméstica, mas também para, aquando da reabertura de alguma actividade do país, seja publicitada, por exemplo, a programação cultural.

A verba de 15 milhões de euros é “três vezes superior ao que estava previsto no Orçamento do Estado” para 2020. A ideia é que na próxima semana se decida “a metodologia e a distribuição” do montante e que os pagamentos comecem a ser feitos durante o mês de Abril.

Não há nenhum critério além do que a lei prevê, que tem a ver com circulação ou âmbito geográfico”, precisou Mariana Vieira da Silva, questionada sobre a forma como será feita a distribuição dos 15 milhões de euros.

Também Graça Fonseca frisou que a compra antecipada de publicidade institucional será feita “através de televisão e rádio, em programas generalistas e temáticos e informativos e através de publicações periódicas de informação geral”.

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