Carapito

Freguesia de Carapito adere à Campanha do Laço Azul

Todos os anos durante o mês de abril decorre uma campanha internacional que visa a prevenção dos maus-tratos na infância. A campanha, denominada de Laço Azul,  pretende alertar para a importância deste tipo de prevenção, sendo uma responsabilidade de todos.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Aguiar da Beira associou-se ao Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, realizando diversas atividades sobre o tema, em parceria com entidades e instituições de solidariedade social locais. As juntas de freguesia do concelho também se associaram à ideia, como foi o caso da Junta de Freguesia de Carapito.

Fotos de Pedro Almeida.
Fotos de Pedro Almeida.

A história do ‘Laço Azul’ nasceu em 1989, quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, movida pela trágica história de maus tratos vivida pelos seus netos, decidiu amarrar uma fita azul à antena do seu carro. O objetivo desta avó foi, então, “fazer com que as pessoas se questionassem” e alertar a comunidade para este problema da sociedade atual, muitas vezes encoberto no seio familiar. A cor azul foi especialmente escolhida para lembrar os corpos espancados e as nódoas negras resultantes das agressões. Milhares de pessoas por todo o mundo têm usado e partilhado este ‘Laço Azul’, criando um laço infinitamente maior de promoção e ajuda contra esta violenta e triste realidade.Neste sentido, a envolvência da CPCJ nesta campanha e a oportunidade das organizações e da comunidade contribuírem, em Aguiar da Beira, para a construção de um “Laço Azul” ainda maior.“, como adianta o site do município.

Todos podem associar-se à campanha através da participação na prova de orientação que irá ter lugar no próximo sábado pelas 16h15, em Aguiar da Beira.

CampanhaLaçoAzul

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *