CIM Viseu Dão Lafões deu a conhecer resultados do projeto europeu LIFE Landscape Fire

Workshops ‘Igniting Change’ tiveram início esta quarta-feira em Mangualde. Mais de 150 participantes estiveram presentes no primeiro workshop de uma série que ainda vai passar por Madrid e Bruxelas.

Sessão de apresentação do projeto LIFE em Mangualde. ©TCP

Decorreu esta quarta-feira, em Mangualde, o primeiro de três workshops em que a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões dá a conhecer publicamente os primeiros resultados do projeto europeu LIFE Landscape Fire, do qual é a entidade líder. Seguem-se iniciativas idênticas em Madrid e Bruxelas, respetivamente a 7 e 22 de Maio.

Os workshops, que receberam o título de ‘Igniting Change’, “têm como objetivo partilhar os conhecimentos já adquiridos e técnicas desenvolvidas pelos parceiros participantes no projeto“, referiu a CIM em comunicado.

O primeiro evento, com o tema “Demonstração de Boas Práticas”, teve lugar na Biblioteca Municipal de Mangualde, com o início a ser dedicado precisamente à apresentação dos resultados por parte dos parceiros: a CIM Viseu Dão Lafões e o Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal, e a Universidade de Extremadura, a Junta de Extremadura e a Mancomunidade Integral Sierra de San Pedro, em Espanha.

Entre estes resultados, destacam-se a importância da aplicação de políticas públicas específicas de apoio ao pastoreio extensivo e o reconhecimento e a valorização dos serviços dos ecossistemas, sendo que a combinação entre pastoreio extensivo e o fogo controlado, realizados em pontos estratégicos de gestão, torna-se uma ferramenta essencial na prevenção de incêndios rurais.

Seguiu-se um painel de discussão sobre “Fogo Controlado e o Pastoreio Extensivo”, que contou com intervenções de representantes da Autoridade de Emergência e Proteção Civil, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Guarda Nacional Republicana, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Serviço de Planeamento e Gestão Florestal da Junta de Extremadura.

Para mais informações sobre o projeto LIFE Landscape Fire, visite life.cimvdl.pt.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *