O Dr. António Francisco Caseiro Marques apresenta este Domingo em Carapito o seu novo livro ‘Era Abril e Estive Lá’.
O livro narra os acontecimentos vividos pelo autor ao longo da sua permanência na Armada, principalmente quando prestou serviço na Escola de Fuzileiros, durante o 25 de Abril, o 25 de Novembro e os anos subsequentes. É um livro de memórias que integra dezenas de documentos e fotografias relacionadas com os acontecimentos relativos àquelas datas.
Entre muitos outros factos, o livro relata a participação do autor na libertação dos presos políticos do Forte de Caxias.
A apresentação decorre na sede da Junta de Freguesia de Carapito a partir das 15h00.
Várias apresentações já marcadas
A primeira apresentação do livro foi feita em Vila Real, cidade de residência do autor, no Arquivo Distrital, no dia 19 de Abril.
No dia 23 de Abril será feita nova apresentação, em Lisboa, na sede da Associação de Oficiais da Reserva Naval (AORN), a partir das 21h30.
Duas outras apresentações estão também já marcadas, no dia 23 de Maio em Bragança, no Festival Literário organizado pela Câmara Municipal, e no dia 24 de Maio em Lamego, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a partir das pelas 17h30.
O Dr. Caseiro Marques está presente no documentário Duas Histórias de Prisão, em que duas mulheres, ex-prisoneiras políticas da ditadura, descrevem a sua detenção na prisão de Caxias, história que foi recentemente recontada no programa da RTP ‘A Nossa Tarde‘.
O documentário pode ser visto no link seguinte: