CIM Viseu Dão Lafões promove participação pioneira da região na Bolsa de Turismo de Lisboa

Os principais atributos dos 14 municípios da Região marcam a intensa agenda do stand num espaço com mais de 200 metros quadrados e 50 horas de programação.

Stand da CIM VDL na BTL 2022. ©CIMVDL

Esta semana, entre 16 e 20 de Março, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões viaja até à capital para dar a conhecer os grandes atributos da região de Viseu, naquela que é a primeira participação una e integrada dos seus 14 municípios na BTL — Bolsa de Turismo de Lisboa.

Entre os dias 16 e 20 de Março, na FIL — Feira Internacional de Lisboa, um só stand será palco de dezenas de momentos de animação musical, degustação de sabores regionais e provas de vinhos do Dão, apresentação de produtos autênticos, eventos e propostas culturais e de património. Tudo com um selo de excelência: Viseu Dão Lafões.

Esta participação inédita contempla o best off de atributos da região de Viseu Dão Lafões: um destino com propostas à medida dos amantes do universo mais zen mas também dos amantes da adrenalina e aventura. Viseu Dão Lafões irá apresentar-se como a região do país onde, sem a confusão das grandes cidades, é possível viajar em busca da adrenalina e agitação, mas também encontrar o lugar perfeito para um retiro.

Turismo de natureza; gastronomia e vinhos; cultura e património e saúde e bem-estar serão os eixos de ativação e comunicação desta presença pioneira na BTL, no pavilhão 2.

Os municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, OIiveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela levarão conteúdos de programação que sustentarão a dinâmica de um stand com 1) uma autêntica “Praça de Alimentação”, 2) uma cabine de SPA e Termalismo, 3) um palco para atuações, apresentações de eventos, produtos e tours e 4) a recriação de um trilho pedestre inspirado na natureza e paisagem de Viseu Dão Lafões.

Na cabine de SPA e Termalismo serão proporcionados aos visitantes momentos gratuitos de demonstração das técnicas e serviços de saúde e bem-estar. As Termas de São Pedro do Sul, Termas do Carvalhal (Castro Daire) e Termas de Sangemil (Tondela) serão as protagonistas deste espaço.

Além de experiências zen, Viseu Dão Lafões promove outras atividades de contacto com a natureza para os mais aventureiros, como percursos pedestres, trilhos, roteiros e outras atividades ao ar livre, como é o caso da Ecopista do Dão.

Outros momentos de programação visam a valorização das raízes e tradições do território de Dão Lafões e dos seus produtos turísticos no mercado nacional, garantindo a representatividade de todos os municípios que integram esta comunidade intermunicipal.

A agenda de programação completa da presença da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2022 estará disponível no site oficial do evento, em www.btl.fil.pt, no site Visit Viseu Dão Lafões, em www.visitviseudaolafoes.pt, e no seu Facebook e Instagram.

 A participação em tempo real poderá, também, ser acompanhada nas redes sociais.

Percursos Viseu Dão Lafões. ©atelierdocaractere

1.   Turismo de Natureza

Os adeptos de aventura e adrenalina encontram, pelos percursos pedestres, roteiros e atividades ao ar livre da região de Viseu Dão Lafões, experiências inesquecíveis! Há paisagens para descobrir e trilhos por percorrer, lado a lado com a história do território. Na BTL, para além da apresentação de algumas destas propostas, o grande destaque vai para a Ecopista do Dão, a ciclovia com 49 quilómetros de extensão, bem no coração da Beira Alta. Os mais entusiastas, poderão tirar uma fotografia no “mini-trilho” presente no stand e planear a sua próxima viagem!

 2.   Gastronomia e Vinhos

Os Chefs e Enólogos de Viseu Dão Lafões estarão bem representados no maior evento de turismo do país. Ao longo dos cinco dias, todos os municípios levarão o melhor das suas mesas à capital, através de mais de 15 momentos de degustação de sabores típicos das várias regiões, desde sobremesas e doces mais gulosos, até aos pratos soberanos da nossa cozinha. A acompanhar as merendas, lanches e ceias, estarão os nossos néctares do Dão.

 3.   Cultura e Património

A riqueza histórica e cultural de Viseu Dão Lafões dá o mote a uma série de apresentações, por parte dos territórios envolvidos, de alguns dos locais mais icónicos e dos eventos, costumes e património que constituem grandes atrativos turísticos desta região. Alguns destes momentos serão marcados pela apresentação de nomes de artistas nacionais que irão subir aos palcos de Viseu, em festividades a acontecer em 2022. 

 4.   Saúde e Bem-Estar

Viseu Dão Lafões é, por excelência, uma região onde o turismo balnear ocupa um lugar privilegiado, quer seja para quem procura relaxar e reencontrar-se, ou pela necessidade de benefícios terapêuticos. Algumas das estâncias termais beirãs irão proporcionar, em permanência, pequenas demonstrações, no espaço “Saúde e Bem-Estar” do stand, para abrir o apetite a uma experiência completa numa futura visita ao nosso território.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.