CIM Viseu Dão Lafões promove formação sobre prevenção e gestão de fogos florestais

Iniciativa decorre até ao dia 25 de janeiro e é dirigida a técnicos e profissionais do setor.

©CIM VDL

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, enquanto entidade líder do projeto “LIFE Landscape Fire”, está a promover uma ação de capacitação sobre o uso de ferramentas de análise de incêndios rurais. A iniciativa, que teve início na segunda-feira (dia 9) e decorre até ao dia 25 de Janeiro, tem lugar nas instalações da CIM e é dirigida a técnicos e profissionais do setor.

A ação “Uso de Ferramentas de Análise de Incêndios Rurais” pretende capacitar os formandos para o uso de ferramentas tecnológicas destinadas à prevenção e gestão da emergência em grandes incêndios florestais, com o fim de identificar as áreas estratégicas de gestão de combustível, as zonas críticas de potenciais incêndios e identificar elementos expostos ao risco da propagação.

Após as 42 horas de formação, os participantes estarão habilitados a usar simuladores de incêndios, assim como outras aplicações úteis para um desenho mais eficiente das infraestruturas de prevenção florestal, no apoio à tomada de decisão na gestão de emergências e na recuperação das áreas ardidas.

Em concreto, a ação de capacitação irá abordar os seguintes temas: comportamento do fogo; deteção remota e análise especial de risco; simulação da propagação do fogo e meteorologia operacional aplicada a incêndios; preparação e elaboração dos inputs para uso nas aplicações de análise espacial; uso das ferramentas de SIG; introdução às ferramentas de análise de propagação e comportamento do fogo: Flammap e Farsite; modelação do vento com a aplicação WindNinja; Estimar a severidade do fogo com recurso a deteção remota; recursos de análise e previsão de meteorologia associada incêndios rurais.

Nesta ação participam 30 formandos, distribuídos por duas turmas, constituídas por técnicos dos municípios da região Viseu Dão Lafões, da CIM, do ICNF, do CDOS e da GNR.

Lançado em 2019, o “LIFE Landscape Fire” visa promover medidas de gestão de fogo eficazes na paisagem rural, a fim de proteger a biodiversidade e os ecossistemas. Foi o único projeto português a ser aprovado pelo Programa Europeu LIFE, em Bruxelas, e é liderado pela CIM Viseu Dão Lafões desde o seu início.

Grande parte do território abrangido por esta Comunidade Intermunicipal é constituído por extensas manchas florestais, que são regularmente afetadas pelo flagelo dos incêndios. Por isso, são fundamentais todas as iniciativas destinadas a uma melhor prevenção e gestão dos fogos, como é o caso desta ação de capacitação. Esta iniciativa de capacitação é complementar a outras, que já foram desenvolvidas, nomeadamente na credenciação de técnicos de fogo controlada e de operacionais de queima, essenciais para as ações de fogo controlado que têm vindo a ser desenvolvidas no território”, sublinha Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *