Centro de Portugal com participação estratégica na Feira Internacional de Turismo de Madrid

FITUR decorreu de 18 a 22 de Janeiro. Região esteve representada a nível institucional e por empresas, associações e municípios.

©TCP

A marca Centro de Portugal participou de forma estratégica na FITUR — Feira Internacional de Turismo de Madrid, que decorreu nos últimos dias na capital espanhola. A presença da região aconteceu através da ARPTC — Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, que esteve presente no stand do Turismo de Portugal, e de vários outros expositores que representam empresas, associações e municípios do território.

A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal aproveitou a presença para realizar apresentações e para participar em reuniões de trabalho com parceiros internacionais, relacionadas com projetos comuns em curso ou previstos para o futuro.

Nos primeiros dias de certame, a Turismo Centro de Portugal (TCP) participou em duas importantes reuniões. A primeira juntou o Centro de Portugal com as regiões de turismo de Castela e Leão e Porto e Norte de Portugal, tendo como tema principal o Projeto Europeu POCTEP 2022-2027. Este projeto pretende desenvolver o grande potencial do espaço geográfico Duero-Douro, tanto em termos turísticos como socioeconómicos.

O segundo momento colaborativo aconteceu no âmbito do Encontro “Biosphere Destination Community”, que junta os destinos da rede internacional Biosphere — aqueles que apostam decisivamente em cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas. O Centro de Portugal, recorde-se, “aspira a ser a primeira região turística com o selo Biosphere“. O encontro serviu para apresentar o plano de trabalho anual da rede, partilhar experiências e debater os novos desafios que podem contribuir para ampliar a sustentabilidade do Turismo no cenário internacional.

Também teve lugar uma sessão para a apresentação da Estratégia Conjunta para a Sustentabilidade do Turismo Transfronteiriço entre Portugal e Espanha 2022-2023. A sessão contou com a participação da Ministra da Indústria, Comércio e Turismo espanhola, Reyes Maroto Illera, e do Ministro da Economia e do Mar português, António Costa e Silva. Antes, no espaço da ARPTC, Pedro Machado, presidente da TCP e da ARPTC, recebeu a visita do Ministro António Costa e Silva e do Secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda.

Para Pedro Machado, “a marca Centro de Portugal encara a participação na FITUR com redobrada responsabilidade, que se deve à importância estratégica do turismo oriundo de Espanha. O mercado espanhol é o nosso mercado estrangeiro mais significativo, representando mais de um milhão de dormidas no Centro de Portugal. E os primeiros dias de Feira já nos fizeram sentir, de forma clara, que 2023 vai ser um ano de crescimento muito positivo a este nível, em linha com a recuperação que já se fez sentir em 2022”.

Por outro lado, assinala Pedro Machado, “as reuniões bilaterais e multilaterais que realizamos com parceiros permitem aprofundar as relações e criar oportunidades para as empresas do setor. Por tudo isto, esta é uma Feira absolutamente estratégica para o Centro de Portugal”.

A FITUR decorreu de 18 a 22 de Janeiro, no recinto da Feira de Madrid, com um total de 8500 participantes, de 131 países, e 755 expositores principais e 66 900 m2 de espaço expositivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *