Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura espanhola reforçaram aliança na BTL

O stand do Turismo Centro de Portugal (TCP) na BTLBolsa de Turismo de Lisboa foi esta quinta-feira palco de duas importantes iniciativas para o futuro do turismo na região e que tiveram a entidade regional como protagonista: a apresentação da estratégia de promoção da região de turismo Euroace, que junta o Centro de Portugal, o Alentejo e a Extremadura espanhola; e a assinatura do protocolo de colaboração entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional e o Turismo Centro de Portugal.

Apresentação da estratégia de promoção da região de turismo Euroace (foto Paulo Cunha/Slideshow).

O primeiro momento juntou três grandes regiões vizinhas numa estratégia comum de promoção turística. “Um verdadeiro projeto de cooperação, que reforça os laços entre as três regiões, que vai posicionar a Euroace de forma competitiva na Europa e rentabilizar os meios técnicos, financeiros e humanos que vamos alocar”, nas palavras do anfitrião do evento, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística (ARPT) Centro de Portugal.

Estes dois países, Portugal e Espanha, estão cada vez mais próximos e são cada vez mais atrativos em mercados como os Estados Unidos, a China e o Brasil, afirmando-se no cotexto internacional. Se antes competíamos entre regiões, hoje partilhamos uma estratégia entre países”, acrescentou, antes de apresentar a estratégia de promoção. Esta passa por “mais produto, melhor produto, mais diferenciador e mais singular”, com o objetivo final de atrair mais visitantes e aumentar a sua permanência. O plano de ação passa pela promoção conjunta em mercados como Estados Unidos, China e União Europeia, vendendo a ideia “dois países, um destino”. Para isso, haverá uma intervenção direta junto de companhias aéreas, no sentido de reforçar as ligações com destinos mais distantes, e participações conjuntas nas grandes feiras internacionais de turismo, sendo que a próxima será a de Berlim, já na próxima semana.

Pedro Machado (TCP) na apresentação da estratégia de promoção da região de turismo Euroace (foto Paulo Cunha/Slideshow).

Vítor Silva, presidente da ARPT do Alentejo, sublinhou o facto de esta estratégia romper com séculos de História, em que Portugal e Espanha viveram de costas voltadas. “Esta iniciativa mostra que podemos fazer coisas boas juntos”, elogiou.

O Paraíso existe, está na Eurorregião Euroace!” Foi desta forma entusiástica que Francisco Simón Martín, Diretor da Junta de Turismo da Extremadura, começou a sua intervenção. “Somos uma terra acolhedora, de valentes e queremos conquistar o futuro. Este não é o tempo de localismos, é o tempo de as regiões se juntarem, com o objetivo de atrair turistas a este paraíso e criar 20 mil empregos na Euroace. Só estranho é porque não o fizemos mais cedo. Juntos somos invencíveis!”, continuou.

Coube ao embaixador de Espanha em Portugal encerrar a cerimónia. Eduardo Sáenz de Buruaga enalteceu “a aposta vencedora e segura” e citou o poeta inglês Robert Frost: “Bons amigos fazem bons vizinhos”, numa declaração muito aplaudida.

Protocolo com o IEFP aponta para o futuro

A assinatura do protocolo de colaboração entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Turismo Centro de Portugal foi outro momento de grande relevância para o futuro do turismo da região. Até porque, como salientou Pedro Machado, “o fator mais crítico para a sustentabilidade da atividade turística são os recursos humanos”.

O protocolo, apresentado por Alberto Costa, delegado regional do centro do IEFP, prevê várias medidas, todas elas com o objetivo de reforçar as competências dos trabalhadores da área do turismo, quer através da reconversão, para quem tem formação noutras áreas e pretende enveredar por uma nova carreira, quer reforçando a ligação entre a formação e as empresas.

Assinatura do protocolo de colaboração entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (Alberto Costa) e o Turismo Centro de Portugal (Pedro Machado) (foto Paulo Cunha/Slideshow).

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *