Carapito,  Região

Carlos Paixão participou no programa da TVI “Lendas e Mistérios: os segredos dos sinos de Sátão”

Carlos Paixão em Lendas e Mistérios: os segredos dos sinos de Sátão. TVI

Portugal é (ainda) um país de lendas e mistérios, crenças e rezas, bruxas e fadas, coisas de Deus e do diabo. Já dizia José Viale Moutinho que “um país sem lendas é um aborrecimento, é capaz de nem existir”. A TVI, pela mão de Victor Bandarra, foi à descoberta das lendas e narrativas que resistem de Norte a Sul. Lendas (ainda) vivas graças à memória e à imaginação do povo, que as passou de geração em geração.

A TVI escutou homens e mulheres, geralmente de provecta idade, que dão largas à liberdade de efabulação. Quando estas pessoas desaparecerem vai abrir-se um enorme vazio popular e cultural na nossa memória colectiva. Por enquanto, ainda resistem as moiras encantadas, os tesouros escondidos, as aparições do diabo e das bruxas, misteriosas reincarnações e fabulosos milagres. E as rezas misteriosas, os responsos e mezinhas para curar e afastar todos os males.

Lendas & Mistérios foi ao encontro de pessoas vivas que, à sua maneira e na sua grande sabedoria, contam e recriam as lendas e as histórias misteriosas de Portugal.

Há sinos de igrejas do concelho de Sátão que guardam vários mistérios: um só toca nas fronteiras do concelho, e outro sino tem ouro no interior. E, pelo meio, assim reza a lenda, há um penedo por onde caiu o diabo, que andava a perseguir a burrinha onde seguiam Nossa Senhora e o menino Jesus.

Este episódio contou com a participação do professor e escritor carapitense Carlos Paixão, residente em Sátão e apaixonado pelo património e pela história.

Para ver o episódio basta clicar na imagem abaixo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *