ABOM recebeu 400 atletas de 10 países

A terceira edição do Aguiar da Beira ‘O Meeting (ABOM) 2022, realizada nos dias 28 e 29 de Maio, contou com a participação de mais de 400 pessoas provenientes de 10 países.

©CMAGB

Aguiar da Beira recebeu a 28 e 29 de Maio a edição de 2021 do Aguiar da Beira ‘O’ Meeting (ABOM), que contou com a participação de mais de 400 atletas de 10 países.

O evento decorreu junto à Quinta dos Matos, Freguesia de Pinheiro, e foi constituído por duas etapas pontuáveis para a Taça de Portugal Vitalis da Federação Portuguesa de Orientação, sendo que a etapa de Domingo contou, também, para o Ranking Mundial da modalidade.

O ABOM 2022 foi um dos momentos chave do projeto do Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação (JWOC) que Aguiar da Beira vai acolher de 10 a 16 de Julho.

Na semana que antecedeu o ABOM 2022 foi organizado o segundo estágio oficial de preparação para o JWOC, que contou com a presença das Seleções Nacionais da Alemanha, Israel, Letónia, Polónia, Reino Unido e Ucrânia, e ainda alguns elementos das seleções de Portugal, Itália e Espanha. Todos os atletas presentes procuraram apurar a suas capacidades técnicas para conseguirem alcançar resultados de relevo em Julho.

No escalão “máximo” masculino o atleta mais forte foi o inglês Matthew Gooch, que venceu as duas etapas. No setor feminino a Ucraniana Olena Postelniak foi a mais forte, vencendo as duas etapas. Os resultandos completos podem ser consultados aqui: https://abom2022.ori-estarreja.pt/eventfiles/ABOM2022_global_pontos.html

Esta competição foi também um momento de treino para os elementos da organização, para que nada falhe durante o Campeonato do Mundo. O número de pessoas envolvidas na organização do ABOM foi de quase uma centena, número que deverá chegar aos 165 durante o JWOC.

©CMAGB

No final do evento foi ainda apresentado oficialmente o JWOC, prova que é a segunda mais importante da modalidade e vai já na 32.ª edição, realizando-se pela primeira vez em Portugal.

O Presidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira, Virgílio da Cunha, disse que este “é um evento que não é só de carácter local, é de caráter regional e, porque não dizê-lo, de carácter internacional“, uma vez que os concelhos vizinhos do distrito de Viseu terão um papel importante, já que Aguiar da Beira “não vai ter capacidade hotelaria para albergar tantas pessoas“.

Sabemos que é um projeto que em Aguiar da Beira está bem estruturado, tem condições de futuro. É um projeto que não deixará de ocorrer anualmente, com estas provas ou outras, mas iremos sempre ter alguma coisa de Orientação em Aguiar da Beira“, disse ainda.

O JWOC 2022 vai contar com 5 provas, sendo atribuídos títulos de Campeão do Mundo de Juniores de Orientação em 4. O programa do evento é o seguinte:

  • 10 Julho (Domingo) – 17h00 | Cerimónia de abertura – Aguiar da Beira
  • 11 Julho (Segunda) – 8h30 às 13h00 | Sprint (prova urbana) – Carapito
  • 12 Julho (Terça) – 8h00 às 17h00 | distância longa – Carapito
  • 14 Julho (Quinta) – 9h00 às 11h30 | qualificação distancia média – Quinta das Lameiras
  • 15 Julho (Sexta) – 8h30 às 13h30 |final distancia média – Quinta das Lameiras
  • 16 Julho (Sábado) – 8h30 às 11h30 | Estafetas – Quinta das Lameiras

Paralelamente ao Campeonato do Mundo vai acontecer uma prova dedicada aos espectadores. Esta prova, denominada JWOC TOUR, foi planeada de forma a proporcionar aos seus participantes a oportunidade de assistir aos eventos do JWOC e, em seguida, poder correr nos mesmos locais onde, momentos antes, atletas de 37 países lutaram pelos títulos de Campeões do Mundo.

Qualquer pessoa pode participar no JWOC TOUR, existindo escalões dedicados a pessoas não federadas e sem experiência na modalidade.

Mais informações sobre este evento em https://tour.jwoc2022.pt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.