Hoje comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco — OMS destaca efeitos no meio-ambiente

De acordo com a Organização Mundial da Saúde o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano e destrói o ambiente, prejudicando ainda mais a saúde humana, através do cultivo, produção, distribuição, consumo, e resíduos pós-consumo. A cultura do tabaco usa 600 milhões de árvores e 22 mil milhões de toneladas de água por ano, para além de emitir cerca de 84 milhões de toneladas de CO2.

©OMS

A indústria do tabaco não tem só um impacto gigantesco na saúde pública mas também causa danos ambientais consideráveis, com as grandes quantidades de poluição e emissões a contribuírem para as alterações climáticas, alertou esta segunda-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os efeitos do consumo de tabaco são a principal causa de morte evitável, não só para o fumador, mas também para os não fumadores expostos ao fumo.

De acordo com a OMS, o tabaco “é um dos maiores poluidores que conhecemos” e é também um “veneno para o nosso planeta“.

Os produtos do tabaco, que são o lixo mais atirado para o chão no planeta, contêm mais de 7000 compostos químicos que, uma vez descartados, espalham-se no meio ambiente. Cada uma das 4,5 mil milhões de pontas de cigarro que, por ano, vão parar à natureza, pode poluir até 100 litros de água. E os perigos do tabaco para a saúde não se limitam ao consumo e ao desperdício: quase um quarto dos produtores de tabaco sofre da doença do tabaco verde, uma forma de envenenamento por nicotina através da pele. Em contacto constante com as folhas do tabaco, esses agricultores consomem o equivalente à nicotina contida em 50 cigarros por dia, explica ainda a OMS, que destaca que o setor emprega um grande número de crianças. “Imaginem uma criança de 12 anos exposta a 50 cigarros por dia“, alerta a OMS.

De acordo com o relatório publicado também esta segunda-feira (em inglês), o tabaco é frequentemente cultivado em países bastante pobres, onde a água e as terras cultivadas são muitas vezes escassas e onde essas culturas substituem a produção de alimentos crucial. O cultivo do tabaco também é responsável por cerca de 5% do desmatamento mundial e contribui para o esgotamento das preciosas reservas de água.

O Serviço Nacional de Saúde tem um guia completo para quem pretende deixar de fumar, com os vários passos e benefícios para a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *