600 pessoas esperadas no Trail do Míscaro em Aguiar da Beira neste fim de semana

Corrida e caminhada colocam em destaque as condições naturais micológicas, a natureza, o património e as tradições rurais, contribuindo ainda para reflorestação do concelho.

Trail do Míscaro de Aguiar da Beira.

Está esgotada a 6.ª edição do Trail do Míscaro, que se realiza no próximo Domingo, 24 de Novembro, pelas 10 horas, em de Aguiar da Beira. Seis centenas de atletas, de Norte a Sul do país, vão correr e caminhar por trilhos onde se destacam as condições naturais micológicas, a natureza, o património e as tradições rurais.

As modalidades de Trail Longo (30 km) e Trail Curto (15 km) vão reunir 350 atletas, enquanto que a caminhada vai juntar 250 pessoas. Por cada participante, a organização vai doar uma árvore para a florestação do concelho, iniciativa que nos últimos dois anos já contribuiu para a plantação de mais de 500 árvores autóctones no território.

O Trail do Míscaro é muito mais que uma corrida ou caminhada, é uma forma de turismo activo na natureza que atrai cada vez mais pessoas ao concelho. Este ano são mais 200 pessoas que na edição anterior, número recorde e que poderia ser superior. Foram muitos os pedidos que infelizmente tivemos de rejeitar, afim de conseguirmos garantir a qualidade do evento”, referiu a organização.

É, também, “uma experiência desportiva, recreativa e solidária que gira à volta de um produto natural, com elevado valor gastronómico e abundante por essa altura no concelho, o ‘míscaro amarelo’, afirma a organização, que este ano viu todos os recordes de participação serem batidos”. Durante os percursos da prova, os participantes terão a oportunidade de passar por terrenos onde rebenta este cogumelo selvagem e degustar a iguaria, bem como de outros produtos típicos, para além de poderem desfrutar das belas paisagens e tradições rurais e ainda das diversas actividades a acontecer no Certame Gastronómico do Míscaro, que se realiza neste fim de semana.

O Trail do Míscaro surgiu em 2014 com os objectivos de promover o “trail running” nos trilhos do Concelho de Aguiar da Beira, assim como a divulgação das condições favoráveis do município para a micologia, para a prática de desporto e turismo na natureza e para estilos de vida rurais, saudáveis e de bem-estar. O evento desportivo é uma organização do jornal +Aguiar da Beira, em parceria com a Câmara Municipal.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *