Concelho,  Notícias

Vacinação Covid-19: cerca de 15% da população do concelho já foi vacinada com a 1.ª dose

Vacinação contra a Covid-19 no concelho de Aguiar da Beira segue a bom ritmo e já ultrapassou os 15% da população com a 1.ª dose. Concelho não regista novos casos de infecção desde 16 de Fevereiro.

© Caruspinus, 2020

A vacinação contra a Covid-19 no concelho de Aguiar da Beira tem decorrido com normalidade e a bom ritmo, ultrapassando nesta altura os 15% da população já com a 1.ª dose (mais de 900 pessoas). Cerca de 7% (mais de 400 pessoas) já recebeu as duas doses da vacina.

Para além das pessoas com mais de 80 anos, que já foram praticamente todas vacinadas, estão também a ser vacinadas as pessoas entre os 50 e os 79 anos que apresentem patologias, faltando vacinar apenas cerca de 100 destas pessoas. Neste sábado será a vez dos professores e pessoal não docente serem vacinados.

Segundo o Centro de Saúde de Aguiar da Beira “estão a ser aplicadas cerca de 100 vacinas por semana, o que está longe da capacidade do centro de saúde“. “A próxima semana será essencialmente dedicada à aplicação da 2.ª dose da vacina a pessoas que já receberam a primeira dose há cerca de um mês“, disse ao nosso jornal o enfermeiro Paulo Duarte.

Na verdade, o número de vacinas aplicadas no concelho ronda as 1000, uma vez que há várias pessoas que residem em instituições e estão inscritas noutros centros de saúde, onde a vacina é registada.

De acordo com o relatório divulgado esta quarta-feira pela DGS, em Portugal já foram vacinadas, até 21 de Março, 942 825 pessoas (9% da população), das quais 471 204 (5%) já recebeu também a 2.ª dose.

Concelho não regista novos casos de infecção há mais de um mês

O último caso de infecção por Covid-19 no concelho de Aguiar da Beira foi registado a 16 de Fevereiro. Por outro lado, desde o dia 5 de Março que não há casos activos de Covid-19 no concelho, o que ajudou a restabelecer alguma normalidade.

O concelho encontra-se agora numa situação muito mais confortável, apresentando também valores de vacinação significativamente melhores que a média nacional. Na Região Centro já foram vacinadas 310 964 pessoas (13% da população) com a 1.ª dose, das quais 7% já foram também vacinadas com a 2.ª dose.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *