Ataque ao Portal das Finanças aconteceu em Agosto. Usuários com credenciais divulgadas são obrigados a alterar a palavra-passe.
Um ciberataque feito no dia 10 de Agosto pôs a circular na Internet uma lista com mais de 15 mil entradas, algumas delas repetidas, com números de contribuinte e palavras-passe de acesso ao Portal das Finanças. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) revogou as palavras-passe comprometidas, obrigando os utilizadores afetados a alterá-las.
Se as suas credenciais de acesso fazem parte da lista tornada pública, da próxima vez que aceder ao Portal das Finanças será obrigado a alterar a palavra-passe. Mas mesmo que não tenha tido os seus dados de acesso comprometidos, é igualmente aconselhável a alteração e, sempre que possível, para uma palavra-passe com pelo menos 12 caracteres. Para mais informações, pode consultar este guia.
Entretanto, pode aceder à plataforma Leak Checker, introduzir o seu NIF e verificar se este faz parte da lista que foi divulgada na Internet.