Urgência Pediátrica do Hospital de Viseu vai continuar encerrada três noites por semana

Concurso para contratação de novos médicos está aberto desde 2023 mas os lugares ficaram até agora desertos de candidatos. Medida de encerramento está em vigor desde 1 de Março.

Hospital de São Teotónio (Viseu) ©www.chtv.min-saude.pt

A Urgência Pediátrica da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) — Hospital de Viseu — vai continuar encerrada de sexta-feira a domingo, entre as 20h00 e as 09h00. O plano de contingência, que entrou em vigor a 1 de Março, vai manter-se, pelo menos, durante o mês de Abril. As crianças que precisem de atendimento urgente serão encaminhadas para Aveiro, Guarda ou Coimbra.

Na sequência das dificuldades de recursos humanos do Serviço de Pediatria que já são do conhecimento público, tornou-se necessário implementar um Plano de Contingência para a Urgência de Pediatria da ULSVDL com encerramento ao exterior durante alguns períodos a partir de Março de 2024, para garantir assim uma solução sustentável de funcionamento das várias valências do Serviço de Pediatria e do Bloco de Partos do Serviço de Ginecologia-Obstetrícia, com o mínimo prejuízo para as populações“, referiu a unidade de saúde em comunicado.

O Plano de Contingência, em vigor desde 1 de Março, inclui as seguintes medidas:

  • Funcionamento normal da Urgência Pediátrica de segunda a quinta-feira;
  • Encerramento da Urgência Pediátrica Externa nos períodos noturnos de sexta-feira, sábado e domingo entre as 20h00 e as 09h00 do dia seguinte;
  • Os utentes devem contactar o SNS 24 para orientação e poderão ser encaminhados para as Urgências Pediátricas de Aveiro, Guarda ou Coimbra;
  • Em caso de emergência deve ser contactado o 112, sendo o CODU responsável pela orientação;
  • No período noturno mantém-se uma equipa de pediatria que garante a Urgência Pediátrica Interna para crianças internadas e crianças em vigilância ou tratamento no Serviço de Urgência, admitidas antes das 20h00;
  • Assegura-se o normal funcionamento do Bloco de Partos e Neonatologia nos 7 dias da semana;
  • Resposta garantida a emergências médicas pediátricas com risco imediato de vida na Sala de Emergência da Urgência Pediátrica, mesmo durante os períodos de constrangimento.

A equipa médica tem 15 pediatras e destes apenas sete com idade inferior a 50 anos, estando os restantes dispensados do trabalho noturno, o que impede o preenchimento de escalas nas urgências.

Em 2023, a urgência pediátrica de Viseu recebeu mais de 35 000 utentes, o que dá em média de quase 100 atendimentos urgentes diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *