UE chama os europeus a pronunciarem-se sobre a Europa em que querem viver — veja como pode contribuir

A União Europeia lançou recentemente uma plataforma multilingue na sequência da Conferência sobre o Futuro da Europa em que convida os europeus a pronunciarem-se sobre a Europa em que querem viver.

Crédito: https://futureu.europa.eu

A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), através do primeiro-ministro António Costa, disse esta segunda-feira que “chegou o momento de os nossos cidadãos partilharem activamente as suas apreensões e as suas ideias”, a propósito do lançamento da plataforma digital multilingue através da qual qualquer cidadão pode contribuir para a Conferência sobre o Futuro da Europa.

António Costa disse ainda que o debate sobre o futuro da Europa “é mais oportuno do que nunca”, salientando a necessidade de preparar o futuro, uma vez vencida a pandemia de Covid-19.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apelou à participação dos cidadãos europeus, convidando “os europeus a pronunciarem-se sobre a Europa em que querem viver”, através de uma plataforma dá “a todos a oportunidade de contribuírem para moldar o futuro da Europa”.

A plataforma digital está disponível em 24 línguas e permite aos cidadãos de toda a UE participar num evento, partilhar ideias ou organizar os próprios eventos, sendo acessível através do endereço https://futureu.europa.eu/. Para contribuir apenas terá que criar uma conta gratuita em EU Login.

Os tópicos nos quais pode participar são os seguintes: alterações climáticas e ambiente; saúde; uma economia mais forte, justiça social e emprego; a UE no mundo; valores e direitos, estado de direito, segurança; transformação digital; democracia europeia; migração; educação, cultura, juventude e desporto; outras ideias.

A plataforma pretende reunir os contributos dos cidadãos para a Conferência sobre o Futuro da Europa, que é oficialmente lançada em 9 de Maio em Estrasburgo e tem a duração prevista de um ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.