Região cresce acima da média nacional em 2024 e agosto torna-se o melhor mês de sempre.
Os mais recentes dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) “confirmam que Agosto de 2024 foi o melhor mês de sempre para o turismo no Centro de Portugal, consolidando uma tendência de crescimento contínuo ao longo do ano“, referiu a CIM em comunicado. “A região não só registou um aumento expressivo no número de dormidas e hóspedes, mas também alcançou valores históricos nos proveitos dos alojamentos turísticos“, acrescentou.
O crescimento do turismo no Centro de Portugal tem sido este ano superior à média nacional. Em Agosto, o número total de dormidas na região atingiu o valor recorde de 1 238 558, superando em 4,2% as 1 188 556 dormidas registadas no mesmo mês de 2023. Este aumento foi mais alto do que a média nacional, que subiu 3,8%.
Um indicador que expressa de forma evidente a dinâmica do turismo na região é o aumento dos proveitos nos alojamentos turísticos. Agosto foi também a este nível o melhor mês de sempre para a região, com os proveitos a subirem de 74,6 milhões de euros, em Agosto de 2023, para 79,1 milhões de euros (mais 6,0%), em Agosto de 2024, representando um acréscimo muito significativo de 4,5 milhões de euros para a atividade no Centro de Portugal.
Em termos de hóspedes, a região também registou um aumento significativo de 4,6% em Agosto. A região acolheu 616 322 hóspedes em agosto, face aos 589 209 do mesmo mês de 2023.
Resultados acumulados apontam para o melhor ano de sempre
Os dados acumulados de Janeiro a Agosto de 2024 reforçam o bom momento da região. As dormidas cresceram 5,5% face ao mesmo período do ano passado, enquanto a média nacional subiu 4,1%. No indicador de hóspedes, o crescimento foi de 6,5%.
O grande destaque vai para os proveitos da atividade hoteleira, que aumentaram 10,2% no acumulado do ano até Agosto, para 691 milhões de euros, “um sinal inequívoco da atratividade crescente do destino“. “A confirmar-se esta tendência, 2024 deverá ser o melhor ano de sempre para o turismo no Centro de Portugal“.
“O crescimento agora evidenciado pelo INE demonstra que o Centro de Portugal se está a afirmar como um destino de referência durante todo o ano. Os resultados positivos são fruto de uma oferta turística diversificada e de qualidade, mas também do esforço conjunto dos agentes do setor, com destaque para os empresários que investem na região e que estão a ter retornos muito significativos”, destaca Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal.
“Na Turismo Centro de Portugal, estamos determinados em consolidar a posição da nossa região como um destino cada vez mais atrativo para todos os turistas e, ao mesmo tempo, um destino sustentável, onde a atividade turística é decisiva para a melhoria da qualidade de vida das comunidades”, acrescenta.