Ciência e Tecnologia

Três missões espaciais chegam a Marte nos próximos dias

Exploradores dos Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e China chegam a Marte este mês. Chamam-se Amal, Tianwen e Perserverance. O primeiro aterra já esta terça-feira.

Depois de viajarem 470 milhões de quilómetros pelo espaço, três exploradores robóticos deverão começar a chegar a Marte esta semana. Os Emirados Árabes Unidos enviaram um explorador que chegará a Marte esta terça-feira e, menos de 24 horas depois, será seguido pelo conjunto orbitador-explorador da China. O explorador da NASA chegará ao Planeta Vermelho uma semana depois, a 18 de Fevereiro, para recolher rochas e voltar ao planeta Terra, com o objectivo de determinar se alguma vez existiu vida em Marte.

Todas as três naves espaciais foram lançadas em Julho do ano passado, durante uma janela de lançamento entre a Terra e Marte que ocorre apenas a cada dois anos. Por este motivo, as chegadas são todas próximas umas das outras.

O explorador Amal vai monitorizar o clima marciano e o Tianwen-1 e o Perseverance vão procurar sinais de vida microscópica. A missão Perseverance é a primeira fase de uma parceria entre os Estados Unidos e a Europa para trazer amostras de Marte para a Terra no início de 2030.

No vídeo seguinte pode ver uma simulação de como se espera que seja a descida do Perseverance no dia 18 de Fevereiro.

No dia 18, poderá seguir a aterragem em directo, aqui.

Rota do Perseverance. NASA

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *