Carapito

São Pedro de Verona com muito sol e animação

SPV2
O São Pedro à saída da procissão (foto de Helena Almeida).

Foi sem frustrar expectativas, com o espírito e preparação necessários, animação em alta e um tempo suficientemente ameno e estável que a Festa do São Pedro 2016 decorreu entre os dias 25 e 1 de Maio.

É preciso notar que, além dos dias de cartaz, há os dias de preparação. Desde segunda-feira, feriado, a ultimar preparativos, que a Praça foi tendo convivas, ora em volta do bar, ora na pista de dança em que a Praça se transformou nas noites de Sexta-feira, Sábado e Domingo.

SPV4
Grupo de concertinas Clave de Sol em actuação no final da procissão (foto de José Gabriel Pires).

Sempre com grandes actuações, pode dizer-se que pelos conjuntos, a festa não falhou, até porque há anos que não estava tanta gente no São Pedro. E nem a animação da tarde Sábado, com uma garraiada na Lameira da Ribeira, num dia quentinho, os destemidos puderam fugir à frente dos cornos das mais pequenas. Apenas uma pequena falha: desde a corrida de touros nos Pinheirinhos, em 2000, faltam forcados destemidos em Carapito!

SPV3
Na Lameira da Ribeira a garraiada animava os festeiros (foto de José Gabriel Pires).

No coroar da festa, a missa em honra do “Padroeiro” a dar o toque religioso a esta festa do calendário Carapitense.

Uma palavra de apreço pelos emigrantes Carapitenses que desde França ou Suíça fizeram questão de marcar presença e estarem junto de nós.

José Gabriel Pires

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *